(Foto/Divulgação)
A Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) de Uberaba recebeu nesta segunda-feira (29) a visita de 21 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Hildo Toti, em uma manhã de integração entre gerações. A ação marcou o início do projeto “UAI-TUR”, criado para aproximar a comunidade da unidade.
Alunos de 4 a 6 anos conheceram a estrutura da UAI e interagiram com os idosos em atividades culturais e recreativas. A programação incluiu canções interpretadas em conjunto pelas duas gerações, uma explanação sobre os direitos dos idosos e a apresentação da Trupe da UAI, que encenou a peça Turma do Chaves, além de um café da manhã coletivo.
O aposentado Lauro Lemes, que dá vida ao personagem Quico, destacou a importância do teatro nesse processo. “As crianças não veem a gente como senhorzinhos, mas como o personagem que interpretamos. O teatro é essa mágica: quando você sobe no palco, você pode ser o que quiser”, disse.
De acordo com a gerente da unidade, Sáthia Silva, a iniciativa “abre as portas da UAI e traz ainda mais alegria, tanto para nossos usuários quanto para as crianças, que também têm familiares na terceira idade”.
A pedagoga e educadora social Sueli Gonçalves, coordenadora do projeto, reforçou o caráter educativo da proposta. “Queremos mostrar que ser idoso representa mais possibilidades do que limitações. Essa mudança de consciência começa na infância, quando as crianças estão formando valores”, afirmou.
Segundo a chefe do Departamento de Arte e Cultura da Secretaria de Educação, Júlia Gontijo, alunos de outros três Cemeis visitarão a UAI até o fim deste ano, com a expectativa de ampliar o alcance da experiência. “É uma oportunidade para que as crianças aprendam, desde cedo, a importância do cuidado e do respeito com os mais velhos”, destacou.
O encontro terminou com registros fotográficos das crianças ao lado dos personagens Quico, Chaves, Chiquinha, Dona Florinda, Seu Madruga e Professor Girafales. “Assistimos ao desenho do Chaves e também vimos o lugar todo. Foi ótimo, foi muito bom”, contou Micaela Almeida, de 6 anos. “A gente fez um tour, conhecemos a piscina. Gostei!”, completou Lunna Santana, de 5.