BOA AÇÃO

Projeto Moradores | Educação resgata histórias da E. E. Minas Gerais

Publicado em 20/05/2025 às 20:33
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

A Escola Estadual Minas Gerais, em Uberaba, será a próxima parada do Projeto Moradores|Educação. Entre os dias 28 e 30 de maio, a comunidade escolar – incluindo alunos, ex-alunos, professores, funcionários e moradores do entorno – está convidada para compartilhar suas histórias na "tenda branca de ouvir histórias", montada no pátio da escola, localizada na Praça Frei Eugênio, 473, Bairro São Benedito. 
O projeto é uma realização do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc), e da Secretaria de Estado de Educação, com apoio da Prefeitura de Uberaba, via Fundação Cultural de Uberaba "Professor Antônio Carlos Marques".
"Apoiar iniciativas como o Moradores|Educação é fortalecer a identidade cultural de Uberaba. A escola não é apenas um lugar de aprendizado, mas um espaço de memórias coletivas que merecem ser preservadas e celebradas", destacou Cássio Facure, presidente da Fundação Cultural de Uberaba.
Os depoimentos colhidos serão transformados em um documentário e uma exposição fotográfica, que serão lançados no dia 1º de julho, em um evento aberto ao público na Praça Rui Barbosa. A programação inclui a exibição do filme, apresentações culturais e um "varal fotográfico", onde os participantes poderão levar para casa suas fotos reveladas, gratuitamente. A exposição ficará em cartaz por uma semana, com entrada franca.
Resgate afetivo e patrimônio cultural - O Moradores | Educação já passou por escolas em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Poços de Caldas, fortalecendo vínculos entre as instituições e suas comunidades. "Essa iniciativa valoriza a memória de quem passou por nossas escolas e inspira novas gerações", afirmou o secretário estadual de Educação, Igor de Alvarenga.
Para Giselle Ribeiro de Oliveira, coordenadora do Caoeduc/MPMG, o projeto reforça a identidade das escolas como espaços de formação cidadã: "Ao documentar essas histórias, reafirmamos o papel da escola na construção de uma sociedade mais justa e no reconhecimento do patrimônio humano que ela abriga".
Sobre o Projeto Moradores - Criado em 2012 pela Nitro Histórias Visuais, o Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio já registrou cerca de seis mil histórias em cinco estados brasileiros, destacando-se como uma das principais iniciativas de valorização do patrimônio imaterial do país. Em Uberaba, a ação é viabilizada por recursos de medidas compensatórias via Plataforma Semente e conta com a parceria do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).
Serviço
● O quê: Coleta de depoimentos do Moradores | Educação na E. E. Minas Gerais
● Quando: 28 a 30 de maio, das 9h às 17h
● Onde: Escola Estadual Minas Gerais (Praça Frei Eugênio, 473 - Bairro São Benedito).
● Lançamento do documentário e exposição: 1º de julho, na Praça Rui Barbosa
● Mais informações: www.projetomoradores.com.br | Instagram: @projetomoradores
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por