Por meio de bate-papos com servidores e discentes, são apresentados os resultados obtidos pelo Instituto no ano anterior e, também, os direcionamentos e metas para o ano corrente
O campus Uberaba receberá o projeto nos dias 3 e 4 de abril (Foto/Reprodução)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) se prepara para mais uma edição do projeto Reitoria Itinerante. O campus Uberaba receberá o projeto nos dias 3 e 4 de abril.
Em seu quarto ano, o projeto leva integrantes da gestão da instituição, como reitora, pró-reitores, diretores e coordenadores, a todos os campi e objetiva contribuir para maior integração com servidores e estudantes, estimulando o diálogo e a resolução conjunta de problemas.
Por meio de bate-papos com servidores e discentes, são apresentados os resultados obtidos pelo Instituto no ano anterior e, também, os direcionamentos e metas para o ano corrente. A comunidade acadêmica tem oportunidade de contribuir diretamente com sugestões, reclamações, dúvidas, relatos e trocas de experiências. É ainda um momento no qual a gestão pode visitar construções e novos espaços, verificar in loco demandas atendidas e/ou solicitadas, entre outros.
Este ano, o “Reitoria Itinerante” conta com um foco a mais: sensibilizar, mobilizar e estimular a participação de servidores e alunos na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição do período de 2024 a 2028.
“O PDI é um dos documentos mais importantes de uma organização, pois lá está a sua razão de ser, de existir. A isso se dá o nome de missão organizacional. Junto com a missão, temos também a visão, ou seja, onde queremos chegar daqui há 4 anos e sob quais valores trilharemos os caminhos para isso”, explica Deborah Santesso Bonnas, reitora do IFTM, que reforça a importância da participação de toda a comunidade acadêmica nesse processo de construção coletiva.
“Definir os rumos do IFTM é papel de todos nós, servidores e estudantes. É um momento ímpar na história do nosso Instituto, pois é a primeira vez que este assunto é tratado de forma realmente conjunta, entendendo que cada um aqui dentro tem contribuições a fazer, não só a respeito de sua área/temática de trabalho, mas sim de forma geral, pensando a instituição como um todo, uma vez que todos os trabalhos são interligados e interdependentes”, ressalta a reitora.
Os encontros nos campi serão realizados nos meses de março e abril. Há horários específicos para estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Superior e para servidores, de forma a melhor atendê-los em suas especificidades.