Dispositivos em formato de animais da fauna brasileira, com cheiro de tutti-frutti, que têm o propósito de tornar a vacinação infantil mais acolhedora.
Projeto Revestimento Lúdico promete tornar a vacinação infantil menos assustadora (Foto/Reprodução)
O projeto Revestimento Lúdico, idealizado pela Dra. Maria Angélica Hueb de Menezes e pelo Dr. Fernando Hueb de Menezes, ambos professores da Uniube, com o apoio da Unitecne e aprovação no edital Centelha, consiste em dispositivos em formato de animais da fauna brasileira, com cheiro de tutti-frutti, que têm o propósito de tornar a vacinação infantil mais acolhedora.
Esses dispositivos descaracterizam o formato da seringa e da agulha, transformando este momento assustador em algo divertido e descontraído para as crianças. Os mascotes são fabricados com biopolímero flexível e são colecionáveis. A ideia é que cada vacina tenha um mascote diferente, e toda criança vacinada irá levar para casa o seu animalzinho de brinquedo.
Além disso, o dispositivo também acompanhará um QRCode. Ao apontarem o celular, as crianças serão direcionadas para um site, onde poderão aprender mais sobre os animais da nossa fauna, a preservação desses animais e a vacina que acabaram de receber.
O projeto está avançando para a fase de desenvolvimento, e os mascotes estão sendo aprimorados. Em breve, eles chegarão ao mercado, transformando a experiência de cada criança vacinada.