A expectativa do comércio é de crescimento de 10% em relação ao mesmo período no ano anterior
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) aposta nas promoções de início de ano para manterem aquecidas as vendas no comércio local. As festas de final de ano já terminaram e o comércio segue a tradição das liquidações de janeiro. Algumas lojas já se movimentaram para oferecerem descontos aos clientes, que em algumas empresas chega a 60%.
Na avaliação do presidente da CDL, Fernando Xavier, as promoções são as melhores alternativas para alcançar resultados de venda. Há ofertas em todas as áreas. O comércio de Uberaba deve seguir a mesma tendência do restante do país, avalia o dirigente lojista.
As liquidações de virada de ano e janeiro são sempre excelentes oportunidades para o consumidor economizar e ainda adquirir produtos de maior valor, destacou Fernando Xavier.
Segundo o dirigente lojista, a expectativa é de um crescimento na ordem de 10% no bota-fora deste início de ano, em relação a igual período de 2022. A exemplo do ano passado, o maior movimento de vendas deverá ter como destaques os nichos de vestuário, móveis e eletrodomésticos, entre outros.
O presidente da CDL sugere aos associados da entidade oferecerem benefícios aos consumidores. “É sempre o melhor caminho para aumentarmos as vendas em qualquer época do ano. Esperamos que o resultado desse mês de janeiro seja positivo”, diz.
Grandes redes lojas já estão em campanha, anunciando promoções em diversos produtos.
Dezembro costuma apresentar um fluxo intenso no mercado, com um alto faturamento, sendo natural que em janeiro o ritmo desacelere, exigindo estratégias para evitar que as vendas fiquem no vermelho. Sendo assim, é nesse momento que as liquidações e queimas de estoque se apresentam como uma forma de revigorar as vendas.
Especialistas alertam aos lojistas que realizam as promoções em janeiro. Um fator principal para impulsionar as vendas é ter uma equipe bem treinada e preparada para atender os clientes. Apesar do fluxo de pessoas nessa época do ano não ser tão intenso, o atendimento individualizado pode ser o diferencial que leva à compra.
Outra recomendação é conversar com seus colaboradores e explicar claramente qual deve ser a abordagem de vendas.