CIDADE

Promotor manda Prefeitura de Uberaba desativar lixão

O Promotor Público Carlos Valera expediu ontem recomendação ao prefeito Anderson Adauto (PMDB), determinando o fim das atividades no lixão localizado

Mára Santos
Publicado em 17/09/2009 às 00:23Atualizado em 20/12/2022 às 10:33
Compartilhar

O Promotor Público Carlos Valera expediu ontem recomendação ao prefeito Anderson Adauto (PMDB), determinando o fim das atividades no lixão localizado no bairro Jardim Espírito Santo.

De acordo com o documento, deve ser suspenso de forma imediata o  depósito de quaisquer resíduos oriundos da construção civil ou não, na área localizada às margens do rio Uberaba. O promotor recomenda ainda que o município adote medidas administrativas e até judiciais, para impedir a utilização da área por terceiros. Segundo avaliação técnica constante da recomendação, atualmente o único local viável para depósito de lixo é a cava da Pedreira de Lea, localizada na zona rural de Uberaba.

O documento foi apresentado em plenário, durante sessão ordinária de ontem, pelo vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB). Para ele, a situação dos moradores do bairro está praticamente resolvida. “É uma reivindicação antiga e a determinação tem que ser cumprida de imediato”, observou.

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), que também acompanha o processo de desativação do lixão, disse que o promotor foi pontual, mas salientou que não basta ter uma solução específica para este problema. “Temos que ter solução para Uberaba, o que hoje o Executivo não tem para resolver o problema do lixo”, avaliou. Para o tucano, as Secretarias de Meio Ambiente e Planejamento precisam pensar no futuro de Uberaba de forma sustentável. O vereador salientou que um aterro sanitário para 20 anos, como proposto, sem implantação da coleta seletiva, não durará mais que seis anos. O parlamentar questiona onde será jogado o lixo a partir de agora. Ele criticou ainda a funcionalidade dos ecopontos. “Eles não estão organizados. O município não deu conta de organizar a usina de reciclagem”, destacou. Ele conclamou os vereadores para a realização de uma audiência pública, para colocar os problemas apresentados em discussão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por