Moradores do São Benedito realizaram protesto na tarde de ontem em trecho entre as ruas Conceição das Alagoas e Bernardo Rossi. A comunidade reclama que o fluxo intenso de veículos interfere na passagem segura de pedestres e oferece risco aos condutores de veículos, por conta da má visualização do local. Cruzamentos que envolvem as ruas Duque de Caxias e Passa-Quatro também preocupam os moradores, que decidiram tomar providências e fecharam os acessos.
Segundo o autônomo João Gilberto de Azevedo, mais de 40 moradores se uniram para chamar a atenção de autoridades para as condições do espaço, que compreende um dos pontos mais movimentados do centro. “Nós já pedimos muitas vezes solução para esse problema, mas pintar a rua não resolveu, queremos sinaleiros e lombadas”, pontua.
A comerciante Maria Beatriz Nogueira ressalta que idosos e crianças ficam à mercê do desrespeito às leis de trânsito. “Às vezes, a gente fica minutos para conseguir atravessar a rua e, ainda assim, com medo de sofrer algum acidente”, observa.
A assessoria de imprensa da Prefeitura esclarece que a via recebeu sinalização recentemente e a questão do tráfego é dinâmica, mas conta com a consultoria para reformulações urbanísticas e de trânsito do arquiteto curitibano Jaime Lerner, que analisou dezenas de pontos conflitantes de Uberaba.
O secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, disse que há um pedido de análise da área feito por meio do Legislativo e da comunidade e que a projeção de serviço é feita através de sonorizadores, para divisão do fluxo de veículos. “As atividades já estão em estudo e serão concretizadas o mais breve possível”, finaliza.