Equipe da UFTM que participou da Etapa Sudeste da competição Baja Sae Brasil em São João del-Rei (Foto/Divulgação)
A equipe extensionista Zebu Baja da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) participou da última competição Baja Sae Brasil - Etapa Regional Sudeste, em São João del-Rei. O Zebu Baja conquistou três troféus nas provas disputadas.
Os estudantes competiram com o veículo protótipo número 8, cuja principal característica é ser 4x4, ou seja, com tração nas quatro rodas. Este protótipo foi construído em 2023 e participou da competição etapa Sudeste no ano passado e, também, da competição nacional que ocorreu em março de 2024.
Leia também: Início das negociações para instalação de planta de biodiesel marca avanço do projeto piloto
“Em nenhuma dessas oportunidades obteve bons resultados. E isso é característico quando se desenvolve um novo protótipo. As primeiras participações são para acertar detalhes e somente depois de algum tempo é que os frutos são colhidos. E foi isso que aconteceu; nesta última competição trouxemos para casa três troféus. O Zebu Baja é de Uberaba, é da UFTM, e conseguimos representar muito bem nossa cidade e nossa Universidade nesta competição”, afirmou o coordenador da equipe, Marcos Shimano, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM.
O time Zebu Baja é formado por 30 alunos dos cursos das engenharias da Instituição.
Foram 24 equipes inscritas nesta competição, que envolveu os estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A próxima competição será a etapa Nacional, na cidade de São José dos Campos (SP), onde é prevista a participação de 80 equipes de todo o Brasil, somando mais de 2.500 estudantes de engenharia de universidades públicas e privadas.
Em são João del-Rei, a equipe obteve o terceiro lugar no desafio 4x4, que consiste em passar por várias barreiras no menor tempo possível, somente os veículos 4x4 puderam participar deste desafio. O segundo lugar foi na Apresentação de Projeto Dinâmico (APD), que consiste em apresentar todo o projeto para um juiz que, posteriormente, faz o teste pilotando o carro. E o primeiro lugar a equipe conquistou na prova de Cabo de Guerra, onde os carros se enfrentam, um puxando o outro, ou seja, conseguiu puxar (ser mais forte) todos os veículos que estavam na competição.
Somando todos os pontos das outras provas, o time Zebu Baja ficou na sétima colocação no quadro geral, atrás somente de equipes de universidades com mais tradição nesse tipo de projeto.