Conselho Tutelar (Foto/Arquivo JM)
Os 54 candidatos ao cargo de conselheiro tutelar farão prova neste domingo (11), sobre legislação correlata aos direitos da criança e do adolescente. A data estava prevista no edital do certame, divulgado em 10 de abril. O Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente no Município de Uberaba, lançado no início deste ano, também será cobrado.
A prova será aplicada a partir das 8h, na sede da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI) "Dr. Renê Barsam", na rua Major Eustáquio, 790, no bairro São Benedito, em uberaba. O inscrito terá quatro horas para responder as questões.
A recomendação é que os candidatos compareçam ao local da prova com antecedência mínima de 30 minutos, munidos de lápis, borracha e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. É preciso levar o protocolo de inscrição e o documento oficial de identidade.
A prova terá 40 questões de múltipla escolha de um ponto cada e duas questões dissertativas de 10 pontos cada, totalizando 60 pontos. Serão aprovados aqueles que atingirem, no mínimo, 65% da pontuação atribuída.
Ainda conforme a organização da prova, o gabarito será divulgado em até 24 horas após a prova, no site da Prefeitura e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau).
De caráter eliminatório, a prova de conhecimentos é a segunda fase do processo eleitoral para escolha dos 15 conselheiros tutelares de Uberaba. A terceira fase será uma avaliação psicológica. A quarta e última etapa do processo é a eleição, marcada para 1º de outubro.
O processo eleitoral tem como objetivo escolher 15 candidatos, que serão distribuídos em três conselhos tutelares, para um mandato de quatro anos, com possibilidade de recondução. O Conselho Tutelar Oeste/Conselho I abrangerá as áreas dos CRAS Morumbi, Tutunas e Girassóis; o Conselho Tutelar Leste/Conselho II compreenderá as áreas dos CRAS Boa Vista, Décio Moreira, Residencial 2000 e Polo I; e o Conselho Tutelar Sul/Conselho III reunirá as áreas dos CRAS Abadia e Vila Paulista.