Qualidade do ar em Uberaba nesta semana foi considerada moderada, com o registro de 83 a 88 IQA (Foto/Divulgação)
Depois de passar de 100 IQA na primeira semana de setembro, a qualidade do ar se manteve em moderada entre 83 e 88 IQA. Conforme a IQAir, empresa suíça de tecnologia de qualidade do ar, o menor índice deve ser registrado nesta sexta-feira (20), quando chegar a 78 IQA, ficando abaixo de 80.
Entre 51 e 100 IQA a qualidade do ar é considerada moderada, porém as concentrações de poluentes podem causar impactos moderados à saúde de indivíduos com extrema sensibilidade ao ozônio e ao material particulado, por exemplo.
No início do mês de setembro, Uberaba chegou a ter a qualidade do ar considerada inadequada, pois ficou entre 101 e 199. Nessa condição, grupos de risco, como crianças, idosos, pessoas com doenças pulmonares e cardíacas, podem ser afetados. Porém, não a população em geral.
Até a primeira quinzena de setembro, o Corpo de Bombeiros de Uberaba registrou 70 incêndios em vegetação na cidade. Houve aumento de mais de 100% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram atendidas 34 ocorrências.
Conforme balanço, até o dia 26 de agosto, o número de incêndios registrados em Uberaba já havia superado o total de 2023. De janeiro a agosto, foram atendidas 434 ocorrências de queimadas na área urbana e rural da cidade. No ano passado, no mesmo período, foram contabilizados 316 episódios, representando um aumento de 37%. Em relação ao total anual, foram registradas 418 ocorrências, o que representa 3% a menos do que o número observado até agora em 2024.
Além disso, o número de resgates de animais na cidade entre 1º de maio e 4 de setembro chega a mais de 240, incluindo a captura de espécies silvestres potencialmente perigosas ou agressivas. De acordo com o tenente, em apenas um dia, sete animais foram resgatados.