MODERADA

Qualidade do ar tem ligeira melhora na terça, segundo os dados da IQAir

Marconi LIma
Publicado em 10/09/2024 às 19:10
Compartilhar
Nessa terça-feira a qualidade do ar em Uberaba apresentou ligeira melhora, apesar da existência de alguns focos de incêndio (Foto/Divulgação)

Nessa terça-feira a qualidade do ar em Uberaba apresentou ligeira melhora, apesar da existência de alguns focos de incêndio (Foto/Divulgação)

Os uberabenses puderam respirar melhor nessa terça-feira (10), após um fim de semana e início com a qualidade do ar comprometida. Na terça, segundo a IQAir, a qualidade do ar estava em 86 AQI, considerada como moderada.

Entre 51 e 100, a qualidade do ar é aceitável; no entanto, para alguns poluentes, pode haver um problema moderado de saúde para um número muito pequeno de pessoas que são invulgarmente sensíveis à poluição atmosférica.

Crianças e adultos ativos e pessoas com doenças respiratórias, como asma, devem limitar o esforço prolongado ao ar livre.

No fim de semana e na segunda-feira (9), a qualidade do ar em Uberaba foi classificada como não saudável para grupos sensíveis, estando entre 101 e 150 AQI. Nessa situação, membros de grupos sensíveis podem sofrer efeitos na saúde. O público em geral provavelmente não será afetado.

De acordo com dados de plataformas internacionais de monitoramento em tempo real, cidades das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam níveis de qualidade do ar considerados prejudiciais à saúde.

Diante dessas condições, autoridades de saúde emitem alertas de emergência e a população em geral está mais suscetível a efeitos adversos.

O Brasil está experimentando uma das semanas climáticas mais severas do ano, dominado por uma massa de ar quente e seca.

Segundo a MetSul Meteorologia, as temperaturas podem superar 40°C, enquanto a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 10%.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já registrou mais de 156 mil focos de incêndio, o maior número em 14 anos. As regiões mais afetadas são o Centro-Oeste e o Sudeste, com cidades como Cuiabá podendo alcançar 45°C nos próximos dias.

Além disso, a fumaça dos incêndios está piorando a qualidade do ar em várias partes do país. Além das queimadas locais, incêndios em países vizinhos como Bolívia, Paraguai e Argentina estão contribuindo para a densa camada de fumaça que cobre o Brasil.

Muitas regiões têm o céu encoberto e o sol aparece avermelhado, especialmente ao entardecer, enquanto os níveis de monóxido de carbono e outros poluentes aumentam. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por