Brinquedo instalado no bairro Isabel do Nascimento (Foto/Reprodução Redes Sociais)
Apenas quatro dias após ser disponibilizado à comunidade, um brinquedo localizado na praça do Residencial Isabel do Nascimento, na avenida Maura Chesca da Cruz, foi alvo de vandalismo, com suas estruturas de madeira e partes de ferro arrancadas. O secretário de Serviços Urbanos e Obras da Prefeitura de Uberaba, Anderson Passos, confirmou a informação e expressou sua lamentação diante do ocorrido, destacando: "Recebi hoje com desapontamento e tristeza o vídeo desse brinquedo destruído, que não durou nem uma semana".
Segundo dados fornecidos pela Prefeitura de Uberaba, mais de R$ 1 milhão é destinado anualmente dos cofres públicos para reparar danos causados por atos de vandalismo em prédios públicos, praças, parques e outras áreas abertas. Alguns incidentes têm sido recorrentes, como furtos de cabeamento em cemitérios municipais, iluminação pública, ecopontos, praças e prédios públicos, além de casos de furto de cercas.
No período entre janeiro de 2022 e junho de 2023, foram registrados 40 casos de vandalismo na iluminação pública. Os ecopontos têm sofrido mais de 50 incidentes por mês, e cerca de 20 casos de furto de cabeamento em escolas, praças e museus. Além disso, ainda estão pendentes a recuperação de 5 km de cercas em áreas verdes, como as Áreas de Preservação Permanente (APP).