Motoristas enfrentaram trânsito caótico no centro devido a falta de sinalização semafórica (Foto: Luiz Gustavo Rezende)
Trabalhadores e residentes do centro de Uberaba enfrentaram dificuldades devido à falta de energia elétrica durante a tarde desta terça-feira (21). Leitores do Jornal da Manhã relataram falta de energia, instabilidade na rede e picos de retorno da eletricidade desde a hora do almoço, voltando à estabilidade somente após as 15h50.
Conforme as reclamações, a energia na região central começou a falhar logo após o período de almoço, seguida pelo desabastecimento por volta das 14h30. Além do Centro, o JM recebeu reclamações de falta de energia na região dos bairros Fabrício e Santa Maria. "Queimam os aparelhos e depois vamos reclamar para quem? Estamos órfãos mesmo... A Cemig continua com a brincadeira de pisca-pisca de energia elétrica no bairro", lamenta.
Já no centro da cidade os motoristas foram prejudicados pela falta de sinalização semafórica, que ficou inoperante devido a falta de energia.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), buscando um posicionamento sobre a situação. Segundo a Cemig, as equipes restabeleceram o fornecimento na área afetada, que é parte do Centro, no fim da tarde. A administradora ainda pontua que a causa foi descarga atmosférica que provocou o rompimento de um cabo de média tensão.
Outro fator que pode prejudicar a distribuição de energia são as chuvas intensas. Uberaba está em alerta amarelo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), com probabilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.