O mês de fevereiro registra queda no movimento das feiras livres em Uberaba. Comerciantes do segmento acreditam que as vendas voltem ao normal apenas no mês de março. Até mesmo os serviços de conserto realizados nas feiras, foram influenciados com a baixa demanda.
Com a volta às aulas e as contas que vencem logo no início do ano, o movimento das feiras livres caiu significativamente em janeiro e primeira quinzena de fevereiro. Outro fator é o aumento no valor de vários preços. Por causa da entressafra de produtos típicos da feira, eles acabam ficando um pouco mais caro, o que influencia na procura dos consumidores.
No entanto, muitos feirantes apontam que este ano a queda foi maior. “O pessoal para fazer economia deixa de frequentar a feira livre, mas a partir de março o movimento voltará ao normal”, acredita Jairo Luciano dos Santos.
Jairo é feirante há 20 anos e trabalha com o conserto de panelas. Ele ressalta que para quem realmente quer fazer economia é importante ficar atento na hora de escolher a panela de pressão. “Primeiro é olhar preço, se estiver muito barato desconfie, mas, o peso e o tipo do alumínio também são de grande importância para a panela. Se o consumidor não ficar atento terá de consertar panela ainda nova”, finaliza.
A expectativa dos feirantes é que o movimento volte ao normal na primeira quinzena de março.