MADEIRA

Queda misteriosa de árvores preocupa moradores no bairro Abadia

Larissa Prata
Publicado em 19/10/2023 às 16:51Atualizado em 19/10/2023 às 18:24
Compartilhar

Moradores do entorno do Colégio Cenecista Doutor José Ferreira acionaram a reportagem do Jornal da Manhã, preocupados com a queda misteriosa de árvores. A suspeita deles é de que as espécies estariam sendo envenenadas. Segundo eles, três árvores apresentaram problemas, sendo que duas teriam caído.

A forma como a árvore caiu levou leitores a questionarem a possibilidade de envenenamento, o que foi descartado pela Semam (Foto/Leitor JM)

Queda repentina de árvore próxima ao colégio preocupa moradores e pais de alunos (Foto/Leitor JM)

Imagem da árvore no dia 28 de setembro (à direita), quando ainda não havia nenhum indício de queda (Foto/AsCom Colégio Cenecista Doutor José Ferreira)

Imagem da árvore no dia 28 de setembro (à direita), quando ainda não havia nenhum indício de queda (Foto/AsCom Colégio Cenecista Doutor José Ferreira)

"As árvores caíram bem na divisa entre a raiz e o passeio, elas não quebraram no meio do tronco ou na parte superior. O que acontece é que elas quebraram em momentos que não tinha chuva nem vento. Foram em momentos que aparentemente uma árvore não cairia", comenta um dos moradores, que optou por não se identificar.

Outro, que tem filhos estudando no colégio, conta que o clima de preocupação é comum entre os pais, já que as crianças poderiam ser atingidas por uma dessas quedas. 

Questionada pelo Jornal da Manhã, a Secretaria de Meio Ambiente descartou o envenenamento das árvores, afirmando que a equipe técnica permanece buscando o que pode ter ocasionado a queda abrupta das espécies. Confira o posicionamento completo ao final desta matéria.

O JM também entrou em contato com o Colégio Cenecista Doutor José Ferreira. Por telefone, foi explicado que, ao perceber a iminente queda da árvore, as autoridades competentes foram imediatamente acionadas, sendo a área isolada pelo colégio e, na sequência, pela Cemig, que também realizou o desligamento de energia no local. O corte da espécie foi realizado pelo Corpo de Bombeiros. O colégio reiterou que todas as manutenções são feitas de forma periódica e que a espécie que caiu esta semana não tinha nenhum indício de estar condenada, não era podre e nem era muito antiga a ponto de ter sua vida questionada de alguma forma. Além disso, a escola reitera que não houve registro de nenhum ferido, felizmente, e que o único transtorno foi a falta de energia durante o período da manhã na terça-feira (17), que afetou minimamente as aulas. 

Ainda ao JM, o Colégio Cenecista Doutor José Ferreira explica que, após a visita do biólogo da Semam, foi identificada a necessidade de troca de algumas espécies por outras mais compatíveis com o local de plantio e um projeto nesse sentido já está em andamento. O profissional atestou que as demais árvores no entorno estão sadias e não representam risco iminente.  Por fim, o colégio reafirma seu compromisso com a segurança e bem estar dos alunos e colaboradores, o que inclui as manutenções tanto na parte interna da escola como no seu entorno.

Posicionamento completo da Semam:

Após o recebimento de denúncias, a equipe técnica, juntamente com os agentes de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, faz vistoria a fim de verificar as condições das árvores, bem como as providências cabíveis em cada caso. É muito importante que as pessoas que presenciarem alguma movimentação nesse sentido, registrem de alguma forma para que os órgãos competentes possam fazer o registro e aplicar as penalidades estabelecidas na legislação e que envolvem as esferas, administrativa, civil e criminal. Todos os casos são apurados com objetivo de avaliar a extensão dos danos e tentar identificar responsáveis pelo crime ambiental infringido à (s) árvore(s). A população pode ajudar de duas formas: cuidando da floresta urbana e registrando as denúncias nos canais competentes.

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente esteve no local fazendo vistoria, juntamente com a direção da escola, e verificou que não se trata de envenenamento. Será dada continuidade à avaliação para identificar a causa do problema pela equipe técnica da Semam.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por