CRÍTICO

Queimadas e falta de chuvas fazem umidade relativa do ar em Uberaba cair a níveis alarmantes

Juliana Corrêa
Publicado em 10/09/2025 às 21:15Atualizado em 10/09/2025 às 21:40
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

A umidade relativa do ar atingiu níveis alarmantes nesta quarta-feira (10) em Uberaba. Além da falta de chuvas, as queimadas contribuem para que o ar esteja mais seco na região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade chegou a 8% na tarde desta quarta-feira, valor considerado extremamente baixo. A cidade, assim como todo o Triângulo Mineiro, está em alerta para a baixa umidade. O aviso foi emitido no mesmo dia em que a qualidade do ar no município foi classificada como ruim, segundo o IQAr.

A climatologista Wanda Prata explica que índices tão baixos colocam Uberaba em estado de emergência. O ar seco pode causar cefaleia, sangramento nasal, tonturas e desidratação, além de aumentar o risco de incêndios.

Quando chove?

Apesar do tempo seco e quente, um novo sistema de alta pressão está avançando pelo Brasil e deve chegar à região no fim da semana, reduzindo um pouco as temperaturas. No entanto, Wanda Prata enfatiza que este sistema não trará chuvas para Uberaba. A expectativa é que, por volta do dia 20 deste mês, próximo ao início da primavera, um novo sistema atinja a região, desta vez trazendo umidade e precipitações, amenizando o tempo seco.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por