MENSALIDADES ESCOLARES

Reajuste na anuidade de escolas particulares de Uberaba deve ser de até 9%

Percentual é menor do que o previsto para ser praticado em outras cidades da região

Rafaella Massa
Publicado em 17/12/2023 às 18:16
Compartilhar
O reajuste das mensalidades escolares em 2024 para Uberaba deve ficar em 8%.

O reajuste das mensalidades escolares em 2024 para Uberaba deve ficar em 8%.

Valor da anuidade de escolas particulares deve ficar abaixo do previsto para o resto do Triângulo Mineiro. Conforme relatado ao Jornal da Manhã, as instituições da cidade devem aumentar em 8% o custo que será repassado para os pais e responsáveis. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe) no Triângulo Mineiro, o reajuste em 2024 para outras cidades da região deve ficar em 11%.  

Ao Jornal da Manhã, o gerente administrativo e financeiro do Colégio Nossa Senhora das Dores, Milton Silva, o reajuste ficará em 8.9% e já foi repassado aos responsáveis pelos alunos em outubro deste ano. “A lei determina que a instituição de ensino tem que definir uma anuidade. E ela pode dividir da forma que ela achar melhor. Geralmente, as escolas dividem em 12 parcelas, considerando a parcela janeiro sendo matrícula, mas é uma das parcelas da anuidade. Isso já foi passado, as famílias, porque já estão todos fazendo matrícula desde outubro”, explica o gerente.  

Leia em: Escolas particulares deverão reajustar mensalidades em 11% - https://jmonline.com.br/cidade/escolas-particulares-dever-o-reajustar-mensalidades-em-11-1.335685 

Milton explica que as escolas não podem cobrar taxa para matrícula e para material escolar. Ele detalha ainda que o valor pago à escola não é tratado como mensalidade e sim como anuidade, pois não pode ser reajustado ao longo do ano letivo. “No trato do valor da anuidade em escolas particulares não se fala em mensalidade, porque mensalidade é uma coisa que você paga uma mensalidade que pode ter um reajuste. A escola não pode fazer isso. O único momento que a gente reajusta uma anuidade ao início do ano, ou seja, é definido um valor para ela e ela vai permanecer fixa durante 12 meses de forma que a matrícula é uma dessas parcelas”, esclarece Silva. 

Ainda segundo Milton Silva, as instituições estão retendo parte do valor que deve ser corrigido anualmente, para não onerar no bolso das famílias. “O que a gente percebe hoje em qualquer instituição, é que os valores que a gente encontra nas planilhas, tudo que envolve a escola está com o custo muito elevado. A gente encontra um valor que não podemos praticar com a comunidade educativa, porque senão não vou ter alunos”, conclui.  

Cristiano Arruda, diretor do Colégio Livre Aprender, detalha que a despesa com pessoal representa o maior custo. “A escolha deste índice de reajuste decorre do aumento dado aos professores durante 2023, que foi de 8%. Como as escolas atuam na área de serviços, a folha de pagamentos dos docentes representa o maior custo da instituição”, explica. Na referida escola, para 2024, a precisão de reajuste fica em 7% a 9% na anuidade. 

Cristiano aponta que o valor cobre todas as despesas da escola, desde o salário de professores e funcionários, até os custos de manutenção dos equipamentos, móveis e prédios. 

Na região o valor deve aumentar entre 10% e 12%, segundo Átila Rodrigues, presidente do Sinepe. O valor médio do aumento fica em 11%. “Se a gente for falar em média, vai ser de 11%, porque tem um grupo considerável com reajuste de 10% e outro grupo considerável, com reajuste de 12%. Porque as escolas não têm um indexador para reajustar os seus preços. As anuidades, que depois serão divididas em mensalidade, as escolas fixam o seu preço de acordo com uma planilha de custos. É custo total dividido por número de alunos pagando”, explica a presidente do sindicato.   

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por