Todos os carroceiros de Uberaba têm até o dia 20 de dezembro para se recadastrarem no departamento de Transporte Especializado da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans). De acordo com o diretor, Carlos Freitas, além da atualização dos dados, a procura também tem sido feita por carroceiros que ainda não tinham placas.
Oficialmente, Uberaba tem 400 carroceiros, mas ele afirma que muitos já desistiram da profissão e ficam com as placas paradas em casa. “Eles precisam só informar, para que possamos dar baixa nessas placas e ter o número exato de carroceiros na cidade”, explica.
Carlos também informa que quando os trabalhadores procuram a Settrans, eles também são orientados sobre os cuidados com a alimentação e saúde dos animais. “Um animal machucado ou sem alimentação na rua pode causar muitos transtornos, inclusive com acidentes”, afirma.
Além disso, Carlos também tenta conscientizar os carroceiros para evitarem o trânsito no centro da cidade nos horários de pico, e relata que a maioria trafega mais pelos bairros, na retirada de entulhos e serviços particulares.
O carroceiro José Evangelista, que está na profissão há 25 anos, ainda trafega pelo centro, pois alega que não tem como atravessar a cidade sem passar por lá, mas evita os horários em que pode atrapalhar o trânsito. Ele sabe que os carroceiros devem andar na lei, ter a placa conforme a secretaria pede, mas acredita que tem muita gente sem esse compromisso, trafegando clandestinamente.