MÁQUINAS DE CARTÃO

Receita aponta irregularidades em postos de Uberaba

Operação mira fraudes com maquininhas de cartão desvinculadas em postos de combustíveis mineiros

Publicado em 08/10/2025 às 09:42Atualizado em 08/10/2025 às 09:44
Compartilhar

Segundo o órgão, o esquema permite que pagamentos feitos pelos consumidores não sejam registrados no sistema oficial das empresas, configurando vendas sem emissão de nota fiscal (Foto/Reprodução)

A Receita Estadual de Minas Gerais identificou irregularidades em 89 postos de combustíveis em todo o estado, incluindo unidades em Uberlândia e Uberaba. A operação foi deflagrada nesta terça-feira (7) e tem como foco combater o uso de máquinas de cartão de crédito e débito não vinculadas aos estabelecimentos.

Segundo o órgão, o esquema permite que pagamentos feitos pelos consumidores não sejam registrados no sistema oficial das empresas, configurando vendas sem emissão de nota fiscal. A análise mostrou que, entre abril e junho de 2025, os postos emitiram notas, mas não registraram movimentações de cartões no mesmo período.

Ao todo, 14 delegacias fiscais integraram a operação: Divinópolis, Uberlândia, Belo Horizonte, Manhuaçu, Muriaé, Poços de Caldas, Passos, Varginha, Teófilo Otoni, Extrema, Juiz de Fora, Contagem, Uberaba e Patos de Minas. 

O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, afirmou que a ação é preventiva. “A irregularidade mina a arrecadação, prejudica os empresários honestos e engana o consumidor. Em Minas, o Fisco está se antecipando e agindo para impedir que essa prática se espalhe”, destacou.

A Receita orienta os consumidores a sempre solicitar a nota fiscal e incluir o CPF nas compras de combustíveis e lubrificantes.

Os nomes dos 89 postos investigados não foram divulgados. As fiscalizações ocorreram em seis regiões do estado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por