O período de inscrições vai até o dia 1º de novembro e vale também para os alunos já matriculados na rede e que desejam mudar de escola (Foto/Reprodução)
O Cadastro Escolar 2025 está oficialmente aberto. Pais e responsáveis que desejam inscrever seus filhos na rede pública podem realizar o cadastro no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a partir de terça-feira (1º).
Na Superintendência Regional de Ensino de Uberaba (SRE), 23 municípios podem utilizar o Sucem para o encaminhamento dos candidatos às vagas na rede pública de Minas Gerais. Para as 40 escolas da rede, em Uberaba, com mais de 20 mil alunos matriculados, os pais podem realizar o cadastro através de um sistema próprio da SRE.
Leia também: Governo Federal lança repositório de materiais de Educação Digital e Midiática para pessoas idosas
Integram a Superintendência Regional de Ensino e aderiram ao Sucem os municípios de Água Comprida, Araxá, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira e Veríssimo.
Assim como no ano passado, o processo de Renovação da Matrícula será realizado de forma automática. O estudante que se encontra matriculado e frequente em uma escola da rede estadual de ensino, até o dia 27 de setembro, terá assegurada a sua permanência na mesma unidade escolar, desde que a escola da matrícula oferte a etapa a ser cursada pelo estudante em 2025.
A renovação da matrícula se dará, preferencialmente, no turno em que o estudante estiver matriculado em 2024. O estudante, cuja matrícula foi renovada automaticamente, que deseja trocar de escola em 2025, poderá solicitar o cancelamento da renovação no Sucem e se inscrever no processo de cadastramento para concorrer a uma vaga.
Após o período de inscrições, que se encerra em 1º de novembro, o resultado será divulgado no site do Cadastro Escolar no dia 4 de dezembro. A partir dessa data, os responsáveis devem acessar o site novamente para conferir a escola na qual o estudante foi encaminhado.
A confirmação da matrícula na rede estadual será a partir do dia 18 de dezembro, presencialmente na instituição. Se o encaminhamento ocorreu para uma escola municipal, a família deve observar o calendário de matrícula do município e se dirigir à escola para a qual o candidato foi encaminhado, munida dos documentos necessários.