(Foto/Ilustração)
A educação em Uberaba também se prepara para o 7 de Setembro, na Praça Magalhães Pinto. Pelo menos 250 alunos das escolas da rede municipal, sob a coordenação do Departamento de Arte e Cultura (Daec), da Diretoria de Apoio à Educação Básica (Daeb) da Secretaria de Educação (Semed), vão apresentar um desfile temático que aborda os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Confira ainda: Comoveec discute sobre a Festa do Zebu nesta terça-feira
Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), o desfile busca engajar alunos, professores e comunidade em torno de temas como cidadania, civismo e sustentabilidade. A ala temática vai reunir as ODS 3 - Saúde e Bem-Estar, 4 - Educação de Qualidade, 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura, 10 - Reeducação das Desigualdades, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
"A educação é a ferramenta de conhecimento dos direitos, dos deveres, dos valores morais e éticos e do desenvolvimento de uma nação. Para que o Brasil tenha um futuro, é preciso que as ações de hoje sejam sustentáveis", reforçou a chefe do Departamento de Arte e Cultura do Daeb, Julia Gontijo.
Participarão da proposta as escolas Cívico-Militar José Geraldo Guimarães, Santa Maria, Urbana Frei Eugênio, Professora Niza Marquez Guaritá e a Professora Esther Limírio Brigagão, com previsão de 250 a 300 alunos participantes. Além disso, as tradicionais fanfarras estudantis das escolas Frei Eugênio, Santa Maria, Esther Limírio e Niza Marquez vão se dividir para realizar a abertura e o encerramento do desfile.
"O desfile cívico de 7 de setembro em Uberaba é mais do que uma simples celebração. É um momento de reflexão e de ação, que nos convida a construir um futuro mais sustentável para a cidade e para o planeta. Ao abordar os ODS, demonstra o compromisso da comunidade escolar com a construção de um mundo mais justo e equitativo", declarou a diretora do Daeb, Luciana Cruvinel Gouvea.