Delegacia de Crimes Rurais em Uberaba (Foto/Divulgação)
Pode chegar a 30% a taxa de redução nos crimes de roubo e furto de gados, no primeiro semestre de 2023, na área de atuação do 5º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais (5º DPC), que inclui Uberaba. O dado foi apresentado à Rádio JM pelo delegado chefe do 5º DPC, Felipe Colombari. Entre as ações de repressão realizadas pela corporação, a Operação Brahman, de combate ao roubo e comércio de carne irregular, teve maior visibilidade.
Leia também: Fiscalização deve aumentar exigência de consumidores em açougues de Uberaba, diz delegado
Em entrevista, o delegado Felipe Colombari esclareceu que, apesar das ações reiteradas em açougues, supermercados e churrascarias, a Delegacia de Crimes Rurais está à disposição para atender a todos os casos relacionados ao Agronegócio. “Se é um animal bovino, suíno, se é o agrotóxico, o café, o milho, a cana, nós estaremos sempre participando. O objetivo principal, e que nós gostaríamos que tivesse uma compreensão, é de que quando a gente vai lá [ao estabelecimento] e é uma carne imprópria pra consumo, nós acionamos todos os órgãos de fiscalização próprio para aquilo. Mas quando a delegacia foi lá, na primeira vez, foi para pegar o gado sem nota, com indício de ter sido furtado/roubado”, pontua.
Ainda segundo o delegado, é possível afirmar que a diminuição dos casos de furto e roubo chega a 30% na região, devido à fiscalização e à atuação da Delegacia de Crimes Rurais. “Esse gado furtado, principalmente em pequena quantidade, tinha um destinatário final: açougues e frigoríficos que não agem de acordo com a lei. Que não exigem a guia do animal, não exigem a origem do animal e aí o problema é crônico, mas a polícia não vai deixar de agir. Aqueles açougues que não trabalham da forma correta, ou que não têm a origem do animal, nós vamos pegar, ou porque não está vendendo da forma correta, a Vigilância Sanitária vai pegar. Vai ser autuado, fechado e a Polícia Civil vai seguir atuando dessa forma porque os números têm mostrado que a gente tem trabalhado de forma correta e isso tem sim inibido o furto e roubo de animais na região”, finaliza Felipe Colombari.