O projeto de revitalização do espaço teve início em 2019, integrando o plano Uberaba 200 (Foto/Reprodução)
Fechado há mais de quatro anos para visitação, a reforma na estrutura do Memorial Chico Xavier deve ser finalizada ainda nesta sexta-feira (22), segundo o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure. A entrega do espaço, no entanto, está prevista para o dia 2 de abril, em comemoração ao aniversário do médium.
Em paralelo à finalização da obra, avança o setor da museografia, que tem previsão de entrega no dia 30 de junho, data do falecimento de Chico. Nesta semana, as equipes que realizam a requalificação se reuniram na FCU para finalizar os projetos executivos.
"Essa visita técnica é superimportante, com todos os projetistas envolvidos, de expografia, comunicação visual, tecnologia, iluminotécnica, enfim, são todas as equipes em harmonia para fazermos a programação museológica desse todo para que a requalificação seja entregue da maneira mais bonita como a cidade de Uberaba merece e todo o mundo", afirma a coordenadora do Núcleo de Museologia da Exposições Museus e Projetos Culturais (Expomus), Júlia Serra Young Picchioni.
O projeto de revitalização do espaço teve início em 2019, integrando o plano Uberaba 200. A obra teve início em 2020. Recentemente, a Prefeitura permitiu um aditivo financeiro de 26,45% no valor para execução da reforma das instalações físicas do espaço. Foram executadas obras na parte arquitetônica, de exaustão, de iluminação e elétrica e de climatização do imóvel.
Após a conclusão da reforma, os visitantes poderão conhecer mais sobre a trajetória de vida e os ensinamentos de Chico Xavier, com plataformas imersivas que permitirão aos visitantes experiências sensoriais.