Semed busca recursos para abrir processo licitatório
Local está interditado desde outubro de 2022 (Foto/Marconi Lima)
O projeto de reforma da Biblioteca Municipal de Uberaba foi concluído. O local está com sua entrada principal interditada há dois anos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a equipe da pasta trabalha agora na captação de recursos para, posteriormente, abrir o processo licitatório.
Inicialmente, a previsão de entrega do projeto era agosto de 2022, conforme foi informado ao Jornal da Manhã pela então secretária de Educação, Sidneia Zafalon. No entanto, a conclusão do projeto ocorreu apenas no final de 2023. A administração municipal justificou o atraso explicando que, após análises criteriosas da equipe de infraestrutura, novas necessidades de reparo foram identificadas.
De acordo com a Semed, o prédio precisa de reformas no sistema de calhas e escoamento, já que as estruturas instaladas anteriormente não foram suficientes para evitar infiltrações e o acúmulo de água, o que prejudica a preservação do acervo de livros.
"Foram identificadas e incluídas no projeto demandas como a recuperação de fissuras, instalação de sistemas de proteção contra incêndio e descargas atmosféricas, aperfeiçoamento do sistema hidrossanitário e revisão das instalações elétricas. Além disso, garantimos melhorias na acessibilidade, como a instalação de piso tátil, para que o uso do espaço seja mais confortável e seguro", informou a Semed em nota. O valor estimado para a obra é de R$ 2,3 milhões.
A ex-secretária de Educação também havia informado que problemas sérios na rede elétrica surgiram após a última tentativa de reforma, em 2020, o que resultou na interdição parcial do prédio pela Defesa Civil. Embora a biblioteca esteja parcialmente aberta ao público, o salão principal permanece interditado.
Apesar das reformas realizadas entre 2019 e 2020, as principais entradas da biblioteca foram interditadas pela Defesa Civil em outubro de 2021, devido a problemas no telhado. “O fechamento parcial foi necessário para garantir a segurança do acervo, dos servidores e dos usuários”, afirmou a Semed. Zafalon também informou ao JM, em agosto de 2022, que, após a última tentativa de reforma, a rede elétrica apresentou problemas graves, que também motivaram a interdição.
Mesmo com as restrições, as atividades na biblioteca continuam, com acesso pela rua Raimundo Soares de Azevedo, nº 82, ao lado da Igreja Santa Rita. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Atualmente, a Biblioteca Municipal de Uberaba conta com um acervo de mais de 82 mil exemplares, armazenados no 5º andar.