O Hospital da Criança reinaugurou nesta sexta-feira (15) o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). O novo comitê é formado por um grupo de funcionários encarregados de fiscalizar e orientar todos os setores da instituição, para promover a garantia de segurança e qualidade no atendimento ao paciente.
Segundo a enfermeira Brena de Paulo, nova coordenadora do NSP, o núcleo tem metas a serem cumpridas, impostas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Identificação do paciente, a comunicação da equipe da melhor forma possível, cirurgia segura, higiene das mãos, prevenção de queda, de lesão, isso tudo faz com que a gente oferte uma assistência de maior qualidade”, afirma.
A medida foi criada pela Anvisa em 2013 e publicada na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC). Foi estabelecido, então, obrigatoriedade de implantação do NSP em serviços de saúde. “Os NSP devem ser estruturados nos serviços de saúde públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa”, informa documento de Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, publicado pela Anvisa.
Conforme a coordenadora, as ações possuem o fechamento mensal quando ocorre o levantamento de indicadores de qualidade de serviço. A equipe, então, realiza o quantitativo para traçar um plano de ação em cima do que precisa ser melhorado. A nova comissão é composta por pessoas de todas as categorias profissionais, sendo que somente da enfermagem, são oito profissionais técnicos e oito graduados.
O novo comitê também tem como objetivo estimular a participação dos familiares dos pacientes e auxiliará servirá como uma termómetro para a qualidade do serviço. Por meio do engajamento de pais e responsáveis, o hospital poderá desenvolver ações mais assertivas.
“O público do hospital pode, de uma forma ou de outra, nos auxiliar quanto a isso. Está em confecção um QR Code para que eles também. Então, vai chegar para nós, 'Vi que a medicação do meu filho estava com o nome errado’. Aí eles vão mandar para nós relatando o caso. Isso chega via e-mail para que a gente possa passar a notificação para o sistema da Anvisa. E dessa forma a gente está não só inserindo o familiar, como também divulgando as ações do Núcleo de Segurança do Paciente”, explica Brenda.
Ela ainda reforça que o núcleo não tem caráter punitivo, mas orientativo, de modo a oferecer maior segurança ao paciente e corrigir erros, caso aconteça. “Então, a gente faz um treinamento da nossa equipe para melhorar a oferta de cuidados e para [o erro] não acontecer novamente”, reforça.