RESULTADOS

Relatório indica preferência do mercado pela genética das raças zebuínas em 2022

Direção da ABCZ comemorou os resultados divulgados durante o lançamento do Index Asbia

Tito Teixeira
Publicado em 15/02/2023 às 20:50Atualizado em 15/02/2023 às 22:18
Compartilhar
A preferência do mercado é para a raça nelore, com a comercialização de 10,6 milhões de doses de sêmen em 2022 (Foto/Reprodução)

A preferência do mercado é para a raça nelore, com a comercialização de 10,6 milhões de doses de sêmen em 2022 (Foto/Reprodução)

Em ritmo de preparação para a ExpoZebu 2023, a direção da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) comemorou os resultados divulgados durante o lançamento do Index Asbia 2022, que revelaram preferência do mercado pela genética das raças zebuínas

O documento é produzido pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), em parceria com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Segundo o relatório, as vendas de doses de sêmen bovino de corte das raças zebuínas registraram aumento de 2% em 2022, na comparação com o ano anterior. Em 2021, o número de doses vendidas foi de 10.767.848, ao passo que no ano passado o número saltou para 10.962.332.

O mercado de genética bovina teve crescimento expressivo nos últimos três anos, mas de 2021 para 2022 o setor sofreu um pequeno recuo. Apesar da queda, as raças zebuínas continuaram em ascensão. No ranking das raças de corte que mais comercializaram número de doses em 2022, o destaque absoluto para a raça nelore, com 10.579.950, onde o nelore PO (Puro de Origem) cresceu 3%.

Para o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, o aumento das vendas foi impulsionado pela valorização do sistema de cria e, consequentemente, das fêmeas.

“O crescimento no número de doses de sêmen de corte zebu no relatório anual da Asbia reflete que o mercado se atentou com foco nas matrizes, na correta reposição buscando sêmen de touros registrados PO e melhoradores no sumário do PMGZ. Tanto é que observamos um crescimento exponencial na presença de touros jovens das raças zebuínas nas centrais de genética. Um crescimento de 2% nas doses de corte zebu no ano, quando o mercado total decresceu 9%, comprova a força da genética zebuína utilizada nos projetos de inseminação artificial”, comentou Ricardo.

“A Inseminação Artificial é uma importante ferramenta de tecnologia que dissemina o melhoramento genético das raças zebuínas puras pelo Brasil e o mundo, democratizando a genética registrada e avaliada para os pequenos, médios e grandes criadores. Agradecemos a contínua parceria e a confiança das Centrais de Genética nos produtos da ABCZ, em especial o PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens)”, ressaltou o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por