Na madrugada de ontem, sistema de abastecimento de água da cidade foi interrompido após registro que liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) ao Centro de Reservação 2 do Codau (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba) ser danificado. Para solucionar o problema, bombeamento de água do rio Uberaba para a estação de tratamento teve que ser interrompido para que técnicos efetuassem a manutenção emergencial.
Maioria dos bairros de Uberaba ficou sem água ontem durante todo o dia, já que os 10 reservatórios, com capacidade para seis milhões de litros cada, que abastecem a cidade, ficaram vazios com o consumo por parte da população. De acordo com chefe do departamento de Tratamento de Água, Jair Alves de Oliveira, funcionários do Codau estiveram das 8h30 às 12h realizando reparos no registro. Depois das 18h, o serviço de abastecimento foi retomado, mas só normalizou na madrugada de hoje, após retomar os níveis dos centros de reserva, permitindo que as redes de distribuição fossem novamente pressurizadas.
No entanto, funcionários realizaram reparo paliativo, pois conserto definitivo será feito posteriormente em data a definir, de maneira que não prejudique a população, já que para isso o bombeamento de água para a ETA terá que ser interrompido novamente.
Melhorias. Recursos do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento) serão aplicados na reforma e ampliação de duas Estações de Tratamento de Água (ETA), uma construída em 1940 e a outra em 1970, que, por falta de investimentos, apresentam estrutura completamente sucateada e comprometida, e ainda na construção de uma terceira para aumentar a capacidade de produção. Licitação para obras de abastecimento de água no valor de R$60,778 milhões será aberta no próximo dia 4.
O projeto em questão permitirá ampliar a capacidade de tratamento de 900 litros/segundo para 1.700 litros/segundo. Em nota, presidente do Codau, José Luiz Alves, afirmou que esta obra irá trazer segurança para os próximos 25 anos, tornando o município atrativo para novos investimentos, já que as mudanças garantirão aumento da capacidade de tratamento de água para uma cidade de até 540 mil habitantes.
Codau já tem liberada também no âmbito do PAC I a verba para a automação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água na cidade, e edital para esta obra deverá sair nas próximas semanas.