Acúmulo de pessoas em busca do seguro desemprego no Sine, no centro da cidade, fez o posto aumentar o reforço da equipe de atendimento deste serviço
Acúmulo de pessoas em busca do seguro desemprego no Sine, no centro da cidade, fez o posto aumentar o reforço da equipe de atendimento deste serviço. Ao invés de dois servidores que já atuavam no local serem capacitados para atuar neste setor, conforme planejamento inicial, quatro estão sendo treinados.
No entanto, a dificuldade para conhecer todo o processo que envolve a solicitação do seguro desemprego e a burocracia deverão atrasar ainda mais a ação na prática. Segundo Luís Fernando Alves Silva, gerente do Sine em Uberaba, quatro funcionários terminaram nesta semana o treinamento específico para a área, mas ainda terão que passar por outra qualificação, chamada de Sistema Integrado de Gestão de Ações de Emprego (Sigae).
“Este curso será oferecido na próxima semana. Depois, eles precisam solicitar, junto ao Ministério do Trabalho, uma senha para operar os pedidos de seguro desemprego e esta liberação deverá levar cerca de 10 dias”, explica.
Portanto, ainda de acordo com o gerente do Sine, somente na segunda quinzena de dezembro será possível aumentar a capacidade de atendimento para o seguro desemprego neste local. Além dos quatro servidores, outros dois foram contratados e também passarão por estes treinamentos para reforçar o setor. “E o CPPT (Centro Público de Promoção para o Trabalho) também voltará a fazer as solicitações deste benefício”, revela Luís Fernando.
Mas, nos próximos 20 dias, a dificuldade para dar entrada neste recurso enfrentada por uberabenses continuará, caso a greve dos servidores na Gerência Regional do Trabalho não acabe. Os servidores locais vão seguir as orientações nacionais.
Negociações. Na quinta-feira, 26, representantes dos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foram recebidos pela coordenadora geral de Negociações Sindicais da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Eliane Cruz. Uma proposta foi apresentada e inclui a abertura de um ciclo de debates, que teria início no dia 3 de dezembro, terminando em 22 de fevereiro. Uma nova reunião foi agendada para quarta-feira, 2 de dezembro. Até lá, as entidades representativas dos servidores do MTE, vão promover assembleias nos estados. A proposta será colocada em discussão para saber se ela atenderá a pauta de reivindicações apresentada ao governo pela categoria.