A Codau informa que manterá a distribuição de água sem interrupções para todos os bairros de Uberaba. No entanto, o rio Uberaba permanece em declínio e a vazão nesta quinta-feira (4) continua abaixo dos 1.200 litros/segundo e o dia mantém o padrão de altas temperaturas, que estão em disparada e os índices de umidade ficam críticos, principalmente à tarde.
“Os nossos engenheiros, que estão à frente da gestão desta crise hídrica, preveem a tendência de redução dos níveis de reservação já para o fim de semana. Como a situação é crítica, a cidade precisa continuar firme nas ações de redução do gasto e controle do consumo, ao máximo. O resultado é imediato. E com a colaboração de todos, provavelmente, o fechamento dos reservatórios poderá ser por um tempo menor ou mesmo adiado”, sentenciou Rui Ramos, presidente da Codau.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet - Distrito de BH) divulgou boletim do tempo indicando que não há perspectiva de chuva para nenhuma região mineira, pelo menos até meados do mês. Nesta quinta-feira (5), a previsão é de temperaturas mínimas na casa 19° graus e máximas em 38°. O Instituto também emitiu alerta laranja devido a onda de calor que oferta risco à saúde. As temperaturas ficarão 5º graus acima da média por período de 03 até 05 dias.
A Codau reforça que se houver aumento do consumo ou qualquer oscilação mais forte no nível do rio Uberaba a equipe de engenharia poderá mudar a programação de distribuição de água desta quinta-feira (5).