A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou, nesta segunda-feira (10), que todos os reservatórios de Uberaba estão abertos. O sistema voltou à normalidade após dois dias de fechamentos noturnos e emergenciais, realizados no fim de semana devido ao baixo nível de armazenamento de água.
De acordo com o boletim da autarquia, a reservação subiu de 40,3% às 22h de domingo (9) para 64,6% às 6h desta segunda-feira (10). A melhora ocorreu após as manobras de controle e o fechamento preventivo dos reservatórios, que vinham sendo adotadas desde sábado (8) como parte do Plano de Contingenciamento da Seca.
No sábado, a Codau anunciou o fechamento emergencial de todos os reservatórios entre 20h e 8h de domingo, uma medida necessária porque o índice de reservação havia caído para menos de 20%. No domingo, a autarquia voltou a adotar o fechamento noturno — das 21h às 4h30 de segunda-feira —, com o nível de armazenamento em 26,6% às 22h de sábado.
Mesmo com a melhora registrada nesta segunda, o cenário segue em atenção, segundo a Codau. A vazão do Rio Uberaba, principal manancial que abastece a cidade, estava em 1.200 litros por segundo, o mínimo necessário para garantir o fornecimento regular de água.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou apenas 3,6 milímetros de chuva no fim de semana, volume considerado insuficiente para impactar a recuperação do lençol freático. A previsão é de tempo quente e seco até quinta-feira (13), quando podem ocorrer chuvas isoladas.
Diante do quadro, a Codau reforça o apelo à população para manter o uso consciente da água. “Evitar desperdícios e controlar o consumo é essencial para manter a estabilidade dos reservatórios”, alerta a companhia.