Reservatórios estão em estado crítico (Foto/Divulgação)
A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) fechou os reservatórios de distribuição de água às 13h nesta sexta-feira (27), devido ao alto consumo. O “Fechamento Emergencial” segue o Plano de Contingenciamento da Seca. A previsão é que os reservatórios sejam reabertos à 1h de sábado (28).
Segundo a autarquia, os níveis de reservação caíram de 55,7%, quando a distribuição foi liberada nesta madrugada, para 21,8% às 12h. O presidente da Companhia, Rui Ramos, "a vazão do rio Uberaba está perigosamente abaixo de 900 litros/segundo e nos impõe esta manobra emergencial".
Reservatórios estão em estado crítico (Foto/Divulgação)
"A nossa capacidade de repor a quantidade adequada de água para os reservatórios está muito comprometida. A situação fica ainda mais dramática em função do alto consumo. Das 4h da manhã até o meio-dia, em apenas 9 horas com a distribuição aberta, os níveis caíram rapidamente, impedindo o equilíbrio do abastecimento. Amanhã, que é o dia de maior consumo na cidade, se torna um dos momentos de máximo alerta para a Codau. O que Uberaba vive é uma situação de guerra e só com muito comprometimento teremos água em casa, por maior tempo. A economia é a arma mais poderosa nesta batalha e amanhã será ainda mais fundamental para enfrentar essa seca tão extrema”, frisou presidente da Codau.
O rio Uberaba, com menos de 900 litros/segundo captados hoje, conta com a transposição do rio Claro desde o dia 5 de julho. Toda a capacidade do sistema está 100% em operação, bombeando cerca de 500 litros/segundo para o rio Uberaba. E o rio Claro está apresentando também redução de sua vazão, em função da longa seca que castiga o município.