Fechados desde as 22h desta quinta-feira (10), os reservatórios de água de Uberaba foram reabertos às 10h da manhã desta sexta-feira (11). A continuidade do "Fechamento Emergencial", conforme o Plano de Contingenciamento da Seca, é uma resposta ao impacto da estiagem sobre os recursos hídricos da cidade.
Ao meio-dia desta quinta-feira (10), todos os reservatórios foram reabertos com 55,8% de volume armazenado, mas esse índice caiu para cerca de 20% às 22h. A vazão do rio Uberaba ultrapassou 1.000 litros por segundo durante a noite de quinta, reflexo imediato das chuvas do final da tarde. Os equipamentos pluviométricos da Codau instalados na Estação de Captação registraram 34 mm de chuva entre 18h e 19h50 desta quinta.
A distribuição de água foi mantida por mais tempo nesta quinta-feira devido à queda nas temperaturas, às chuvas e à consequente redução do consumo doméstico, além da melhora temporária na vazão do rio Uberaba.
A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) explica que, apesar das fortes chuvas nos últimos dois dias, o rio Uberaba só começará a mostrar sinais de recuperação com a constância das precipitações. A cidade enfrentou quase seis meses sem chuvas.
A Codau reforça a necessidade de manter o uso racional da água como prioridade. Os períodos de intermitência no abastecimento continuam, sendo fundamental que a água das caixas d’água seja reservada para atividades essenciais nas residências.