Baixa procura pela vacina da Covid preocupa autoridades (Foto/Reprodução)
O recente aumento nos casos de Covid-19 em Uberaba tem causado preocupação na população. Em 2024, a cidade chegou a registrar uma taxa de transmissão de 1,73, além de ter contabilizado 14 óbitos pela doença até o momento. No entanto, não é apenas a alta taxa de transmissão que tem preocupado as autoridades de saúde. A baixa procura pela imunização contra a doença também tem chamado atenção.
Em entrevista à Rádio JM, a coordenadora da Central de Vacinas, Priscilla Amaral, confirmou que a equipe enfrenta resistência por parte da população, o que tem gerado preocupação. “Há três anos que estamos fazendo isso [busca ativa], desde o dia em que cheguei aqui na Central até o presente momento. Mas sabemos que muitas vezes a resistência, devido à hesitação vacinal, tem sido um obstáculo desde o início desta campanha. Tivemos uma adesão muito grande na vacinação contra a Covid na primeira e segunda dose, e até de forma significativa nas doses de reforço, mas estamos encontrando muita dificuldade com as demais doses no momento”, relata.
Segundo Priscilla, o trabalho de busca ativa realizado pela Central de Vacinas inclui o projeto de vacinação nas empresas, a informação aos cidadãos que visitam as unidades de saúde, entre outras ações. Além disso, com o início da vacinação contra a influenza, os agentes de saúde devem oferecer a aplicação.
“Gostaríamos de reforçar mais uma vez a importância dessa imunização. Por isso, pedimos às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Covid que procurem as unidades de saúde. Aproveitem este momento, pois estamos agora falando também da vacinação contra a influenza, contemplando a maioria desses grupos prioritários, e já poderão receber os dois imunizantes”, finaliza.
Atualmente, a cidade enfrenta um desafio significativo no combate à Covid-19. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a taxa de transmissão semanal está em 0,56. Na semana entre os dias 17 a 23/03, uma nova morte pela doença foi registrada. O total de óbitos pela doença desde o início da pandemia é de 1.698.
A cidade também contabilizou 32 casos, sendo 35 casos ativos no momento. O número de casos registrados desde 2020 chega a 130.042.