Após mais de um ano parado, o projeto Circo do Povo voltaria a realizar apresentações hoje, conforme o diretor responsável pelo projeto, Antônio Carlos Marques. Alegando acúmulo de eventos realizados e apoiados, a Fundação Cultural de Uberaba decidiu adiar a reabertura do circo, embora a estrutura, que passou por reformas, com investimento de R$ 70 mil, esteja pronta.
De acordo com nota, a Fundação avalia que será mais positiva a abertura do circo no início de 2011, objetivando mais tempo para preparação. “Os funcionários da Fundação estão divididos em várias frentes relacionadas ao ciclo natalino. É na ABCZ, na Casinha do Papai Noel, nas praças, no Teatro Vera Cruz, que encerram suas atividades deste ano e precisamos de pessoal para a inauguração do Circo do Povo. Se inaugurássemos agora, teríamos que paralisar e só voltar em março”, frisa Antônio Carlos.
Tenda do Circo do Povo, montada há dois meses no bairro Alfredo Freire, permanecerá por seis meses em cada bairro da cidade, oferecendo som, palco, camarim, banheiros, arquibancadas e outros equipamentos. Pelo projeto serão ministrados cursos profissionalizantes, oficinas e apresentações artísticas e, para isso, será necessária contratação de pessoal.
Com o adiamento, será possível iniciar o processo de licitação e a divulgação das atividades já no dia 3 de janeiro de 2011. “Receberemos as inscrições e as comunidades para sabermos quais os cursos que elas querem, ainda faremos a seleção de mais ou menos 20 pessoas, com professores que irão ministrar oficinas de dança, artes circenses, percussão e profissionalizantes, como a Informática para os Pais”, destaca o responsável, “e o que mais a comunidade nos exigir”, afirma Marques. Ele lembra que o mais importante, que era a recuperação da estrutura do circo, foi concluído e estará disponível à comunidade.