A direção do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), em reunião na sede da Eco 050, concessionária da BR 050, reforçou o pedido de execução do anel viário e discutiu o alinhamento das necessidades de melhorias e adequações dos acessos da rodovia BR-050, no perímetro urbano de Uberaba.
O presidente do IEATM, Claudio Antônio de Oliveira, o diretor do Departamento Institucional do IEATM, Humberto Ritt, mais o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Souza Filho, o secretário de Defesa Social, Roberto Benigno, participaram da reunião, na sede da Eco 050.
Em junho passado, foram apresentadas aos engenheiros e diretores da Eco050 e da empresa responsável pelos projetos, alternativas de viadutos, passarelas e o entroncamento da BR-050 com a BR-262, que hoje apresenta um gargalo e condições críticas de usabilidade.
No mês passado, a Eco050 anunciou que assumiu, de forma oficial, a administração do trecho entre os km 178 e 179 da BR-050, no perímetro urbano de Uberaba. De acordo com a concessionária, a área, que chegou a receber reparos emergenciais da concessionária em abril deste ano, estava até então sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Desde então, passa a ser atribuição da concessionária fazer a manutenção do pavimento, o monitoramento do tráfego, a conservação da pista e dos canteiros centrais e laterais. Também entrou no escopo da empresa elaborar projetos de obras de adequação do segmento, que deverão ser aprovados pela ANTT para a execução das melhorias.
A transferência engloba apenas o eixo principal da rodovia, bem como seus dispositivos viários, como passarela para pedestres. As vias marginais, que recebem o tráfego majoritariamente urbano ou de acesso e saída da BR-050, permanecem ao encargo da Prefeitura.