CRUZADA POR VOOS

Reunião na semana que vem deve definir rumos da Gol em Uberaba

Secretário de Desenvolvimento Econômico busca intermediar incentivo tributário para manter Gol em operação em Uberaba

Larissa Prata
Publicado em 19/04/2023 às 19:12
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Oferta de voos da Gol no Aeroporto de Uberaba encerra no dia 9 de maio (Foto/Divulgação)

Oferta de voos da Gol no Aeroporto de Uberaba encerra no dia 9 de maio (Foto/Divulgação)

Reunião entre governo estadual e municipal na tentativa de reverter o fim da oferta de voos da Gol em Uberaba está pré-agendada para o dia 25 de abril. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos. Ao Jornal da Manhã, ele afirma que ainda aguarda a confirmação da presença de representante da companhia aérea. O assunto volta à tona após onda de demissões de funcionários ser denunciada ao Jornal da Manhã.

Rui Ramos explica que a base operacional em Uberaba é da Gol e, até então havia parceria com a Voepass, mas rompimento entre as companhias botou fim na oferta de voos na cidade. Para a retomada da malha, o município negocia com a Gol operação própria, possivelmente com boeing. Contudo, há dois entraves que dificultam essa operação, segundo o secretário.

O primeiro deles é que a operação com aviões de maior porte, como é o caso de boeings, requer a presença de viaturas mais robustas do Corpo de Bombeiros, o que não chega a ser propriamente um problema em Uberaba. O segundo, sim. Trata-se de negociação tributária no combustível de aviação. Rui Ramos explica que essa negociação é a mesma para todas as companhias aéreas, mas que a tratativa com o Estado busca viabilizar melhores condições para a Gol retomar os voos em Uberaba, por entender a cidade como estratégica para sua operação. Entre os itens que pautam esse acordo para a tributação do combustível de aviação estão a quantidade de assentos por voos e a quantidade de trechos operados, por exemplo, segundo Ramos.

Questionado sobre a demanda em Uberaba, o secretário explica que atualmente as companhias aéreas têm visto aeronaves cheias em seus voos. "Mas lotar ATR é mais fácil do que um boeing", alerta Rui Ramos. Para se ter uma ideia, um turboélice como os em operação em Uberaba pode ter de 48 a 70 passageiros. Já um boeing 737-700, como os operados pela Gol no país, pode transportar de 126 a 149 passageiros. 

Rui Ramos destaca, ainda, que as negociações com as companhias aéreas seguem sendo feitas de forma rotineira em Uberaba. No caso da Azul, há tratativas e "boa vontade", nas palavras do secretário, em retomar os voos para Viracopos, em Campinas. Ele diz que, apesar não haver nenhuma definição, por enquanto, estão sendo estudadas possibilidades de melhoria de preços e frequência da oferta.

Voepass e Latam

Após o rompimento com a Gol, a Voepass iniciou parceria para operar trechos com a Latam. A reportagem do Jornal da Manhã questionou a Latam sobre a possibilidade de assumir a malha de Uberaba. "Atualmente, Uberaba não é um dos destinos disponíveis ao cliente LATAM em sua operação própria ou por meio do acordo de codeshare. A LATAM ressalta que segue atenta às oportunidades de mercado e comprometida a conectar cada vez mais o Brasil com o mundo, e qualquer novo destino próprio ou em codeshare será comunicado oportunamente", informou a companhia, em nota. 

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