Combate a incêndio (Foto/Reprodução)
Reunião neste sábado (24) entre o Executivo, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil definiu um novo plano de contingências para coibir as queimadas registradas na região. Entre sábado e domingo (25), foram registrados 11 incêndios na zona rural de Uberaba pelo Corpo de Bombeiros.
É válido citar que o Corpo de Bombeiros elabora, anualmente, uma campanha de prevenção de incêndios. No entanto, visto o aumento atípico dos casos e os efeitos na zona rural e urbana da cidade, foi necessária uma nova estratégia. A medida foi tomada pela prefeita Elisa Araújo, após intensificação de névoa de fumaça causada pelos focos de incêndio, baixa umidade do ar e longo período de estiagem.
Ela ainda enfatizou o trabalho das equipes da Secretaria de Agronegócio junto às propriedades rurais. “Equipe do agronegócio percorrerá as áreas rurais para analisar os impactos e prejuízos dos produtores e vamos deixar a disposição dos bombeiros caminhões pipas para auxílio neste momento, assim como a secretaria de Desenvolvimentos Social estará em contato com famílias nas áreas rurais que forem afetadas, para acolhimento de suas demandas. Vamos cuidar também das escolas que estão nessas regiões por meio de um monitoramento”.
A Secretaria de Saúde está atenta e monitorando o aumento nos atendimentos por conta dos efeitos das queimadas. O capitão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, Marcelo Bosco, destacou o período crítico.
“Nós tivemos um período de significativas ocorrências, não só em Uberaba, como também na região. Tivemos uma reunião importante para preparar a nossa cidade para enfrentar esse período. Peço a população que nos apoie. Boa parte desses incêndios são criminosos e contamos com a sociedade e a união dos esforços da iniciativa pública e privada para que gente possa prevenir e evitar o máximo dos efeitos que nós estamos enfrentando devido a essas queimadas na região”.
Em caso de queimadas denuncie via 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar), 40199 (Defesa Civil). O coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Capitão Eliel Miranda, recomendou algumas medidas simples para mitigar os efeitos do clima seco: aumentar a ingestão de água ao longo do dia, manter as vias respiratórias bem hidratadas e garantir uma boa umidade do ar nos ambientes para aliviar o desconforto causado pela baixa umidade.
"É importante evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 17h, limitar a exposição solar durante os períodos mais quentes, e, se for necessário sair, usar protetor solar, máscara de proteção fácil em decorrência da fumaça causada pelas queimadas e manter a pele bem hidratada. Essas ações ajudam a prevenir sintomas como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e desconforto respiratório. Orientamos que para este momento atividades que requeiram exposição a inalação de fumaça e principalmente com esforço físico, sejam canceladas." destacou Miranda.