Secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, durante apresentação dos primeiros resultados de consulta que está sendo realizada (Foto/Divulgação)
Após a Conferência de Revisão do Plano Diretor Integrado, realizada nos dias 24 e 25 últimos, os sete Grupos Temáticos formados no evento voltarão a se reunir nos dias 14 e 21 de setembro para organizar e aprofundar as proposições elencadas. Essas reuniões acontecerão sempre às 18h, no prédio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na rua Tristão de Castro, 105, quando serão analisadas propostas a serem levadas à segunda Audiência Pública marcada para o dia 4 de outubro próximo.
Durante os dois dias de Conferência, estiveram reunidas, no Parque das Barrigudas, cerca de 350 pessoas representando os mais diversos segmentos da sociedade envolvidas com as temáticas dos Grupos de Trabalho sobre Meio Ambiente; Água Potável e Saneamento; Sustentabilidade no Campo; Justiça Social; Inovação e Desenvolvimento Sustentável; Mobilidade Urbana e Cidades e Comunidades Sustentáveis.
A secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, lembrou que as propostas estão de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no contexto da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para ela, a avaliação da Conferência não poderia ser melhor, especialmente pela integração de toda Administração direta e indireta e os participantes, que manifestaram grande interesse na RPDI.
Segundo ela, uma terceira Audiência está prevista para acontecer até o início de novembro quando serão aprofundadas as propostas junto à comunidade em geral, a partir da Conferência, elencadas junto aos representantes dos mais diversos segmentos participantes. Isso vai culminar no projeto de lei a ser encaminhado à Câmara Municipal até o mês de dezembro.
Participaram da Conferência representantes de entidades como Instituto Degraf, Cooperu, Grupo SCO, Uniube, UFTM, IFTM, Unifacthus, Unipac, Associações dos Amigos de Peirópolis e do bairro Palmeiras, Iepha, Geoparque Uberaba, Epamig, Emater, Sedese, Amvale, Convale, além de representantes de todas secretarias, autarquias e fundações municipais, estudantes, professores, profissionais liberais, empresários e membros da sociedade civil em geral.