Um dos problemas enfrentados, segundo o secretário, foi o plantio de árvores sem estudos adequados, o que acabou danificando a rede de drenagem
Ele destacou que não se trata apenas de uma maquiagem na área, mas de uma intervenção radical necessária para lidar com as antigas questões na região (Foto/Divulgação)
A reforma da avenida Padre Eddie Bernardes, no Bairro de Lourdes, pode dar fim ao crônico problema de enchentes no córrego dos carneiros. Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Antônio de Sousa, a ideia é aumentar a capacidade de captação e escoamento de água para evitar cenários drásticos.
Em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, Antônio de Sousa mencionou a manobra de infraestrutura na avenida Leopoldino de Oliveira para ilustrar o projeto na Padre Eddie. Ele destacou que não se trata apenas de uma maquiagem na área, mas de uma intervenção radical necessária para lidar com as antigas questões na região.
Um dos problemas enfrentados, segundo o secretário, foi o plantio de árvores sem estudos adequados, o que acabou danificando a rede de drenagem. Nesta operação, a Codau está investindo cerca de R$ 3,5 milhões na revitalização e recomposição de drenagem. O novo projeto inclui o plantio de árvores adultas com pelo menos 3,5 a 4 metros de altura.
"É uma movimentação. As árvores a serem suprimidas serão substituídas, agora, por espécies maduras. Essa é uma das ideias para solucionar o problema com as águas, inclusive", disse o chefe da pasta.
A revitalização envolve a instalação de dissipadores e bocas de lobo, além da expansão das tubulações para aumentar a capacidade de captação. O cano que descerá para coletar a enxurrada da Padre Eddie Bernardes seguirá dentro do córrego por 800 metros abaixo. "Seguramente, é o projeto. Se não, você não resolve o problema, só estende. Até pelo valor da obra, isso tem que ser resolvido", avaliou.
Você pode se interessar também: Defesa Civil conta com a participação da população para evitar desastres no Córrego dos Carneiros
Defesa Civil e Associação de Moradores discutem Protocolo de Ação na região do córrego dos Carneiros
Questionado, ele esclareceu que não está prevista a elevação da antiga ponte sobre o córrego, mas sim o tratamento da área. "Essas intervenções fazem parte do plano diretor de drenagem elaborado pelo Codau, que visa mapear os pontos mais críticos da cidade para resolver os problemas de drenagem, e o córrego está inserido. Mas o importante é mudar tudo, inclusive as tubulações. Se antes você tinha uma capacidade X de captação, agora você terá X+1. Você aumenta para não ter capacidade ociosa e para que a água seja coletada", finalizou Antônio.