A determinação da Settrans impedindo utilização de estacionamento na rua Major Eustáquio, a partir da rua São Sebastião, ainda não começou a ser executada oficialmente
A determinação da Secretaria Municipal de Trânsito (Settrans) impedindo utilização de estacionamento na rua Major Eustáquio, a partir da rua São Sebastião, ainda não começou a ser executada oficialmente, mas comerciantes nas adjacências já protestam.
Para o proprietário de uma autoescola da região, Rodrigo Marcos Braziel, a medida vai complicar ainda mais o tráfego de veículos na via de mão única.
Ele explica que a rua é muito estreita e a fila existente de carros auxilia na limitação de velocidade. “Acredito que vai dificultar a situação, pois não há como conseguir convênio com estacionamento mensal, qualquer cliente que precise parar para fazer um orçamento e até mesmo o carro que traz o aluno sofrerá com a mudança”, pontuou.
Proprietária de estabelecimento comercial, Giovana Champs, ressalta que com o trânsito mais rápido, o risco de acidentes é maior. “Se com uma fila o pessoal já corre, imagine com duas? E mais, o passeio é estreito e vamos ficar mais vulneráveis a acidentes”, argumentou.
Outro lojista que prefere preservar a identidade alerta para o agravamento da situação com o período de chuvas. “Vai ficar escorregadio, já flagramos várias freadas bruscas. O trânsito tem que ser dinâmico, mas é preciso providências para reduzir a velocidade”, concluiu.
O secretário municipal de Trânsito, Ricardo Sarmento, afirmou que a alternativa é definitiva e não houve consulta prévia aos moradores e comerciantes. Sarmento revelou que a modificação ocorreu por indicação da consultoria do especialista em arquitetura e urbanismo Jaime Lerner, em parceria com a Seplan e anuência do prefeito licenciado Anderson Adauto.
“Estávamos tendo muitos problemas naquele lugar, é a única via de acesso às principais atividades, e o que nós queremos é aumentar o fluxo de veículos, não há necessidade de redutores de velocidade, porque o ponto já conta com sinalização”, finalizou.