Membros do Conselho de Previsão de Safra de Uberaba estimam que mais de 60% das lavouras da atual safra agrícola já foram plantadas no Município. O grupo entende que diante da falta e irregularidade das chuvas, o replantio da soja já é iminente.
A reunião de trabalho foi nesta quinta-feira, dia 16, no Sindicato Rural de Uberaba, e contou com representantes da Secretaria do Agronegócio, Emater, Epamig, Certrim e do próprio SRU. Segundo o Conselho, o ano de 2023 fechou com uma área plantada de soja de 85.100 hectares. Só de milho foram 59.600 hectares de lavouras, entre milho silagem, safra de verão e safrinha, 8.400 hectares de trigo cerrado e, a boa surpresa, o sorgo, com 51.300 hectares: número que coloca Uberaba como maior produtor de sorgo do Brasil.
Sobre a atual Safra de Verão 2023/2024, os técnicos do Conselho estimam que a área plantada no Município esteja, hoje, em 62% do previsto. Em sua grande maioria, plantio de soja. Segundo o extensionista da Emater, Petrônio Silva, na região do Chapadão tem muita gente trocando áreas de cana-de-açúcar para o plantio de soja. Já sobre lavouras de milho, o técnico disse que praticamente não tem visto.
Petrônio aproveitou a reunião para salientar a preocupação da equipe da Emater Uberaba com a falta de chuva e sua irregularidade bem no período do plantio das lavouras. “Neste momento, a estimativa é de que entre 3% e 5% das lavouras de soja terão quer ser replantadas no Município”, informou.
Esse quadro preocupante com escassez de chuvas é comungado por todos os representantes do Conselho. “A janela entre safra e safrinha tende a reduzir e isto não é bom,” disseram. O presidente da Certrim, Luiz Henrique Borges Fernandes, foi além e ressaltou também a preocupação com as pragas do solo, como corda de viola, mamona e até timbete, que acabam desclassificando grãos para a exportação.
De qualquer maneira, a previsão dos conselheiros continua promissora para a Safra Verão 2023/2024 em Uberaba. Para o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, replantio sempre aconteceu em lavouras de soja e milho. “Torcemos para que não passe do percentual apresentado,” disse ele, destacando que a Sagri tem levado até os produtores dados meteorológicos no sentido de contribuir em seus plantios. Agnaldo acredita ainda que a área de soja em Uberaba deverá crescer, ficando perto de 90 mil hectares.
Na próxima semana, técnicos que integram o Conselho de Safra sairão a campo traçando raio x atualizado das lavouras de soja e milho no Município.