A palavra que resume bem a cena vista no início da noite de ontem na avenida Santos Dumont é: assustador. A pancada de chuva que caiu por quase 1h voltou a transformar a avenida na área central da cidade em um verdadeiro rio, que arrastou carros, motos e muito lixo apenas três dias depois do último registro de enchente no centro de Uberaba, ocorrido no sábado (26).
As enxurradas descendo dos morros que desembocam na avenida Santos Dumont pareciam verdadeiras cachoeiras, tamanho era o volume de água. Por esse motivo, a avenida foi tomada rapidamente pelas águas, a ponto de veículos serem quase que totalmente encobertos pela forte enxurrada.
Após 40 minutos de chuva, a água chegou a atingir velocidade e força suficiente para arrastar os carros que estavam estacionados na via. Motoristas que se arriscaram a enfrentar a enxurrada também foram arrastados. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de seis chamados foram registrados para atender às vítimas dentro de veículos na região central.
Possivelmente pelo grande número de chamadas, algumas ligações feitas pela reportagem no número de emergência (193) durante o caos caíram na central da cidade de Uberlândia. Os caminhões de combate a incêndio e salvamento realizaram diversas diligências e retiraram várias pessoas de dentro dos veículos. Além dos carros que foram retirados pelos donos, houve registro de 15 automóveis arrastados.
As avenidas Guilherme Ferreira e Leopoldino de Oliveira tiveram apenas pontos de alagamentos. Por conta da água que tomou conta do cruzamento com a Santos Dumont, registrou-se um pequeno engarrafamento na Leopoldino de Oliveira de quase meio quilômetro.
De acordo com a Defesa Civil, a média de chuva durante quase 1h foi de 35mm. O coordenador do órgão, Sérgio Campos, afirmou que em alguns pontos do município chegou a chover quase 50mm. Áreas de risco, como Vila Esperança e Jardim Califórnia, não apresentaram problemas, de acordo com Sérgio.