Moradores devem eliminar possíveis abrigos e evitar o uso de inseticidas domésticos, que podem aumentar o risco dentro das residências
O órgão orienta que os moradores adotem medidas preventivas, eliminando locais que possam servir de abrigo para os animais (Foto/Ilustrativa)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um alerta à população de Uberaba após o aumento nos registros de escorpiões em diferentes regiões da cidade. O órgão orienta que os moradores adotem medidas preventivas, eliminando locais que possam servir de abrigo para os animais, como frestas em pisos e paredes, entulhos, restos de vegetação, materiais de construção e redes de esgoto sujas.
Segundo a Seção de Controle de Zoonoses, os escorpiões são atraídos por locais onde encontram alimento, especialmente insetos que se proliferam em ambientes com lixo exposto, restos de comida e caixas de gordura sujas. A limpeza e o manejo adequado do lixo doméstico são, portanto, fundamentais para reduzir a presença desses animais.
A SMS alerta ainda que o uso de inseticidas, raticidas ou outros venenos não é indicado. Além de pouco eficazes, esses produtos podem empurrar os escorpiões para dentro das casas, aumentando o risco de acidentes.
Como medidas preventivas, a Secretaria recomenda manter ralos sempre vedados quando não estiverem em uso, proteger a parte inferior das portas e manter o quintal limpo e livre de entulhos. Em caso de aparecimento do animal, o morador deve acionar o Departamento de Controle de Zoonoses pelo telefone (34) 3315-4173.
A população também é orientada a procurar atendimento imediato nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Mirante ou São Benedito em caso de picada.