TODO CUIDADO É POUCO!

Saúde alerta para aumento de escorpiões e reforça orientações de prevenção em Uberaba

Moradores devem eliminar possíveis abrigos e evitar o uso de inseticidas domésticos, que podem aumentar o risco dentro das residências

Publicado em 09/11/2025 às 10:40
Compartilhar

O órgão orienta que os moradores adotem medidas preventivas, eliminando locais que possam servir de abrigo para os animais (Foto/Ilustrativa)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um alerta à população de Uberaba após o aumento nos registros de escorpiões em diferentes regiões da cidade. O órgão orienta que os moradores adotem medidas preventivas, eliminando locais que possam servir de abrigo para os animais, como frestas em pisos e paredes, entulhos, restos de vegetação, materiais de construção e redes de esgoto sujas. 

Segundo a Seção de Controle de Zoonoses, os escorpiões são atraídos por locais onde encontram alimento, especialmente insetos que se proliferam em ambientes com lixo exposto, restos de comida e caixas de gordura sujas. A limpeza e o manejo adequado do lixo doméstico são, portanto, fundamentais para reduzir a presença desses animais. 

A SMS alerta ainda que o uso de inseticidas, raticidas ou outros venenos não é indicado. Além de pouco eficazes, esses produtos podem empurrar os escorpiões para dentro das casas, aumentando o risco de acidentes. 

Como medidas preventivas, a Secretaria recomenda manter ralos sempre vedados quando não estiverem em uso, proteger a parte inferior das portas e manter o quintal limpo e livre de entulhos. Em caso de aparecimento do animal, o morador deve acionar o Departamento de Controle de Zoonoses pelo telefone (34) 3315-4173. 

A população também é orientada a procurar atendimento imediato nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Mirante ou São Benedito em caso de picada. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por