
Uberaba não aparece na lista seja na nacional ou em âmbito estadual (Foto/Reprodução)
O Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, divulgado pela MySide, revelou as cidades mineiras com menores taxas de homicídios por 100 mil habitantes. Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Ituiutaba aparece em primeiro lugar no Estado e em sétimo lugar no ranking nacional, se destacando entre as cidades mais seguras do país. Já Uberaba não aparece na lista seja na nacional ou em âmbito estadual.
Ranking das cidades mineiras mais seguras (acima de 100 mil habitantes):
1ª Ituiutaba
2ª Lavras
3ª Conselheiro Lafaiete
4ª Araxá
5ª Ibirité
6ª Juiz de Fora
7ª Poços de Caldas
8ª Nova Lima
9ª Varginha
10ª Montes Claros
Em destaque nacional, Ituiutaba aparece também na 7ª posição no ranking geral do Brasil, considerando todas as cidades, com base no indicador de assassinatos por 100 mil habitantes. Já entre os municípios de 500 mil a 1 milhão de habitantes, Uberlândia se destaca na 8ª posição nacional, enquanto entre as cidades de 200 mil a 500 mil moradores, nenhuma de Minas Gerais aparece entre as dez primeiras colocadas — a liderança dessa faixa é de Blumenau (SC).
O estudo reforça um contraste entre cidades do Triângulo Mineiro e o restante do Estado. Enquanto Ituiutaba e Uberlândia aparecem bem posicionadas, Uberaba não entrou no ranking das dez cidades mineiras mais seguras, mesmo estando entre os grandes centros regionais com mais de 300 mil habitantes.
Metodologia e fonte dos dados
O Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025 baseia-se exclusivamente na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, calculada a partir de registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, e das estimativas populacionais do IBGE. O SIM é um sistema nacional que registra todos os óbitos no país desde 1979, com classificação das causas de morte segundo os padrões da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da OMS.
De acordo com a MySide, o estudo analisou todos os óbitos ocorridos entre janeiro e novembro de 2024, aplicando um padrão de anualização para completar o período de 12 meses. A metodologia permite comparar de forma proporcional o número de assassinatos em relação à população, garantindo uma visão mais precisa da segurança nos municípios brasileiros.
A MySide é uma empresa especializada em tecnologia e serviços para o setor imobiliário. Ao divulgar o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, a empresa cita que busca contribuir para um mercado mais transparente e fornecer dados que ajudem gestores e investidores a compreender melhor o ambiente urbano e suas dinâmicas sociais. Você pode acessar a pesquisa completa aqui.