O número represente 1,14% da população passível de imunização (Foto/Jairo Chagas)
Imunizantes contra a Covid-19 estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Uberaba, segundo a coordenadora da Central de Vacinas, Priscilla Amaral. A vacina agora faz parte do calendário de imunização das crianças dentro da faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos.
Conforme a coordenadora, a vacina bivalente está disponível para todo o público a partir de 12 anos de idade. O imunizante monovalente foi incluído na campanha de rotina das crianças dentro da faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos. “De 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, a gente vacina todas as crianças, agora. Então, são 3 doses, sendo a primeira dose a gente faz com 6 meses, a segunda 4 semanas depois e a terceira 8 semanas depois da segunda. E acima de 5 anos de idade já entra com essa classificação de prioritário. Então, acima de 5 anos a gente só faz [a imunização de] prioritários”, esclarece Priscilla.
Em um mês e meio, mais de 3.880 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Uberaba. O número represente 1,14% da população passível de imunização. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram administradas 376 (primeiras doses), 304 (segundas doses), 766 (doses de reforço) e 2.444 doses de bivalente.
A coordenadora reforça que os imunizantes estão disponíveis em todas as salas de vacina do município. “A população pode tirar as dúvidas direto nas unidades ou então direto conosco aqui na Central de Vacinas”, alerta. O telefone da Central é o (34) 3322-7822.
Entre os dias 11 e 17 de fevereiro, a taxa de transmissão da Covid-19 aumentou de 1,33 para 1,73. De acordo com o boletim epidemiológico, Uberaba teve 605 casos ativos da doença na referida semana.
Devido ao aumento dos casos, a Secretaria de Saúde (SMS) recomendou o uso da máscara de proteção facial em caso de síndrome gripal ou suspeita para Covid-19. Em casos de sintomas gripais é preciso procurar por atendimento médico para que não haja agravamento do quadro.
“É importante que a população busque por atendimento nas unidades de saúde em caso de síndrome gripal e não faça automedicação. Estamos em período sazonal de síndromes respiratórias e gripais e o diagnóstico médico é importante nessa fase para um tratamento mais assertivo”, explicou a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão.
Unidades Básicas de Saúde, Matriciais e CeCovid atendem a síndromes gripais de segunda a sexta-feira. Em caso de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs São Benedito e Mirante) funcionam 24 horas todos os dias da semana. O uso de máscara também é recomendado a quem busca pelo serviço e está com sintomas gripais.