Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia, a partir desta quinta-feira (02), a estratégia de vacinação contra gripe para toda população com idade acima de seis meses, que ainda não foi imunizada. Segundo a pasta, a ampliação é uma das diretrizes do Ministério da Saúde (MS) para redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante o período do outono e inverno.
Para receber esse imunizante e os demais de rotina é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.
As Unidades Básicas de Saúde vacinam de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Também as Unidades Matriciais de Saúde atendem em horário estendido das 8h às 20h, para vacinação.
Além da gripe, a secretaria dá continuidade à vacinação contra a dengue para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, após o feriado de Dia do Trabalhador. A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses (dose 1 + dose 2) com intervalo de três meses entre elas. A imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, inicialmente serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, após os idosos, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para ser vacinada, a criança precisa estar acompanhada de um responsável, portando documento de identidade, cartão de vacina e cartão do SUS. A criança não pode ter sido diagnosticada com dengue nos últimos seis meses.
A campanha de vacinação contra dengue em Uberaba foi iniciada no dia 8 de abril. Foram recebidas 5.860 doses pelo Município. Até o momento foram aplicadas 1.468 doses.
Confira abaixo os locais de vacinação:
Horário: 8h às 16h
- Centro de Saúde Eurico Vilela
- Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism)
- UMS George Chiree (Alfredo Freire)
- UMS Maria Tereza (Nossa Senhora de Lourdes)
- UMS Luiz Meneghello (Volta Grande)
Horário: 8h às 20h
- UMS Aluízio Prata (Elza Amui)
- UMS Álvaro Guaritá (Vallim de Melo)
- UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês)
- UMS Valdemar Hial Junior (Tancredo Neves)
- UMS Ézio de Martino (Boa Vista) e UMS Tibúrcio Teixeira dos Santos (Abadia).