Com o objetivo de reduzir o tempo de espera na fila eletrônica e a demanda, em decorrência da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza mutirões de cirurgias eletivas, consultas e exames. No próximo dia 20, segunda-feira, feriado da Consciência Negra, será realizado mais um mutirão no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e de exames no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU).
As ações que têm sido realizadas aos fins de semana e feriados fazem parte do programa Saúde Avança Mais.
“Estamos avançando na assistência à população. Os mutirões são reflexo de organização interna e dos munícipios. Quem ganha com essa medida é o paciente e, assim, vamos progredindo em tempo de espera para cirurgias, consultas e exames”, destacou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.
Nesta quarta (15), feriado da Proclamação da República, cerca de 20 exames de imagem foram realizados no MPHU e mais de 40 procedimentos no HC-UFTM, atendendo a demanda de assistência à saúde em Uberaba e cidades do Triângulo Sul.
“Com os mutirões, estamos conseguindo dar vazão à demanda. Ressaltamos que estes pacientes começaram seu acolhimento na atenção primária e precisaram de procedimento de média e alta complexidades. Eles são chamados com antecedência, conforme a ordem da fila de espera. Neste mutirão, além de pacientes de Uberaba, temos os de Santa Juliana, Perdizes, Pedrinópolis e Iturama”, explicou a superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM, Luciana de Almeida Silva Teixeira.
A SMS está trabalhando para diminuir o tempo de espera das pessoas para consultas, exames e cirurgias eletivas. Em parceria com os hospitais, a Secretaria realizou, em três meses (agosto a outubro), 1.366 cirurgias eletivas, 33.124 consultas e 36.120 exames.