ÍNDICE DE FALTAS

Saúde avalia sistema para acompanhar pacientes devido à quantidade de faltas

Daniela Miranda
Publicado em 23/04/2023 às 18:40Atualizado em 24/04/2023 às 06:17
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Instituto Maria Modesto (Foto/Natália Melo/Arquivo/Prefeitura de Uberaba)

Instituto Maria Modesto (Foto/Natália Melo/Arquivo/Prefeitura de Uberaba)

Com uma taxa de 33% de faltas na primeira semana de atendimento no Ambulatório de Saúde Mental, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu reunião nesta quarta-feira (21), para discutir os primeiros atendimentos, a fila de espera e a implantação do sistema de acompanhamento de pacientes agendados. 

Em resposta ao Jornal da Manhã, a SMS informou que atualmente o  agendamento eletrônico está sendo realizado de segunda a sábado pela Central de Agendamento da SMS. O fluxo de chamamento dos pacientes acontece de acordo com o programa do SISFila, que prioriza idosos e gestantes, conforme legislação. 

A pasta informa que a confirmação de comparecimento na consulta está sendo feita por telefone e WhatsApp. “A SMS orienta os pacientes a confirmarem se realmente vão comparecer, pois, caso faltem, não há tempo hábil para chamar outro paciente. O número de faltas não justificadas prejudica o andamento dos atendimentos”.

A SMS também orienta que, no momento da ligação ou por mensagem de texto, caso o paciente não possa comparecer, avise com pelo menos um dia de antecedência para que outro paciente possa ser acionado para a vaga. É previsto cerca de 80 pacientes semanalmente no ambulatório de saúde psiquiátrica.  O número para contato é 3331-2700.

A SMS afirmou que a manutenção da assistência em saúde é um compromisso de todos e tem avaliado medidas para reduzir o tempo de espera para consultas e procedimentos médicos. Convênio firmado com a Sociedade Educacional Uberabense, via Instituto Maria Modesto, visa desafogar a maior demanda represada da fila eletrônica da cidade. 

Os dados são do gerente do Instituto Maria Modesto e psicólogo Sérgio Marçal, ao Jornal da Manhã. Ele atribui essa alta taxa de faltas ao tempo de espera na fila, que pode chegar a quatro anos em alguns casos. “Embora os pacientes confirmem a presença na consulta por telefone com a Secretaria de Saúde, há pessoas esperando na fila desde 2019 e 2020. Acredito que muitas dessas pessoas podem ter buscado outros meios de tratamento”, afirma. 

Dos 80 agendamentos programados para a semana iniciada no dia 11 de abril, apenas 53 pacientes compareceram para atendimento. “Embora os pacientes confirmem a presença na consulta por telefone com a Secretaria de Saúde, há pessoas esperando na fila desde 2019 e 2020. Acredito que muitas dessas pessoas podem ter buscado outros meios de tratamento”, afirma o gerente do Instituto Maria Modesto e psicólogo Sérgio Marçal.

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