VACINAÇÃO

Saúde convoca população para atualizar a carteira de vacinação

Publicado em 15/06/2023 às 16:15
Compartilhar
Vacinação (Foto/Jairo Chagas)

Vacinação (Foto/Jairo Chagas)

A Prefeitura de Uberaba segue com postos de vacinação no Município para que a população possa completar a carteira de imunização. Estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, além das vacinas de rotina, as que protegem contra a covid-19, influenza e meningite.

A vacina contra influenza está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade, além de continuar com a vacinação para os grupos prioritários já definidos pelo Ministério da Saúde. “Reiteramos a importância da vacinação dos grupos de risco, como gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, para evitar o contágio da influenza e, principalmente, seus agravamentos”, pontuou Priscilla Amaral, referência Técnica da Central de Vacinas, da Secretaria Municipal de Saúde. 

A vacina bivalente contra covid-19 está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos, desde que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes. Vale reforçar que é necessário respeitar o intervalo mínimo recomendado de 4 meses entre a vacina bivalente e a dose da monovalente.

A infectologista Danielle Borges Maciel também explicou que estamos no chamado período de sazonalidade das doenças respiratórias, que se estende até o final do inverno, e manter a vacinação em dia é essencial. 

“Diante desse cenário, alertamos para o aumento de casos de doenças respiratórias, como gripes, pneumonias, além da covid-19. Quando falamos de sazonalidade tem a ver com o mecanismo de transmissão, referindo-se a um período em que as doenças com o mesmo tipo de transmissão acontecem com mais frequência. No caso das doenças respiratórias, o agente infeccioso encontra cenário ideal no período seco e frio”, destacou a especialista. 

Ela ainda pontuou que a prevenção de doenças respiratórias funciona. “Lavar as mãos, usar máscaras quando apresentar sintomas, ter uma etiqueta respiratória, manter distanciamento, evitar aglomerações e locais fechados e manter a vacinação em dia. A queda do número de pessoas vacinadas pode levar a um aumento importante da disseminação dessas doenças”.

A vacinação segue nas seguintes Unidades de Saúde:
Das 8h30 às 12h e das 13h às 16h: USF Dr. Edison Reis Lopes (São Cristóvão); UMS George Chireé (Alfredo Freire); USF Inimá Baroni (Amoroso Costa); UMS Maria Tereza (Bairro de Lourdes); USF Rosa Maria Frange Montes do Nascimento (Cartafina); USF Virlânea Augusta de Lima (Maracanã); UMS Luiz Meneghello (Volta Grande); UBS D. Aparecida Conceição (Parque São Geraldo); USF Jacob José Pinto (Cássio Rezende); UBS Juca Inácio (Santa Maria); USF Julieta Andrade (Recreio dos Bandeirantes); USF Maria Bárbara de Oliveira Tia Lola (Uberaba I ); UBS Norberto de Oliveira Ferreira (Morada do Sol); USF Beija-Flor; USF Planalto (Planalto); USF Fausto Cunha (Borgico/Calcário); USF Sebastião Lima Costa (Capelinha do Barreiro Baixa); USF Palmira Conceição (Santa Rosa).

Já das 8h30 às 12h e das 13h às 20h: UMS Aluízio Prata (Elza Amui); UMS Álvaro Guaritá (Vallim de Melo); UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês); e UMS Valdemar Hial Junior (Tancredo Neves)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por