“O objetivo principal do programa é oferecer uma estrutura de suporte eficaz para aqueles que desejam parar de fumar”, ponderou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha (Foto/Ilustrativa)
Será lançado, na quarta-feira (16), o Programa Antitabagismo da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ideia é oferecer uma alternativa aos cidadãos que têm o hábito de fumar e enfrentem o desafio de abandonar essa prática.
Com o envolvimento de profissionais de diferentes áreas da Saúde, o programa planeja formar 32 grupos nas Unidades de Saúde, onde equipes multiprofissionais estarão à disposição para oferecer apoio e orientação aos participantes. Cada equipe será composta por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, dentista e assistente social, a fim de proporcionar uma abordagem completa.
“O objetivo principal do programa é oferecer uma estrutura de suporte eficaz para aqueles que desejam parar de fumar”, ponderou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha. A dependência do tabaco é uma questão complexa, envolvendo fatores físicos, psicológicos e sociais, e a equipe multiprofissional está preparada para oferecer o tratamento que ocorrerá, coletivamente, por meio dos grupos formados nas Unidades de Saúde.
“Este lançamento reforça o compromisso contínuo da Secretaria Municipal de Saúde em promover a saúde e o bem-estar da comunidade. O tabagismo é uma das principais causas de doenças crônicas e impacta, negativamente, a qualidade de vida de muitas pessoas. Com o Programa Antitabagismo, a cidade dá um passo significativo em direção a um futuro mais saudável”, afirmou Valdilene.
Ao adotar uma abordagem colaborativa, o Programa Antitabagismo busca maximizar as chances de sucesso dos participantes. A combinação de conhecimentos médicos, apoio psicológico, aconselhamento odontológico e assistência social pode desempenhar um papel fundamental na conquista de uma vida livre do tabaco.
Nesse primeiro momento, nem todas as Unidades de Saúde vão contar com o grupo, mas o público será direcionado para aquelas mais próximas, que ofertarão o serviço. Os usuários da UBS Planalto, por exemplo, serão direcionados para participar do grupo da UMS Luiz Meneghello; usuários da UBS Rosa Maria irão participar do grupo da UMS Maria Teresa, e os usuários da UMS Roberto Árabe poderão se dirigir às unidades mais próximas, seja na UBS Juca Inácio, no Santa Maria, ou no Centro de Saúde Eurico Vilela.
Para aqueles que desejam participar do programa ou obter mais informações, é recomendado entrar em contato com as Unidades de Saúde mais próximas de sua residência.